terça-feira, 28 de setembro de 2010

Expectativa do industrial de SC na economia é positiva

A expectativa dos industriais de Santa Catarina quanto ao comportamento da economia nos próximos seis meses é positiva. O indicador de setembro fechou em 62,6 pontos mantendo-se praticamente estável em relação a agosto, quando o índice alcançou 62,5 pontos. Os dados são da pesquisa Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), medido pela Federação das Indústrias (FIESC) em conjunto com a CNI.

O ICEI varia num intervalo de 0 a 100. Acima de 50 indica confiança na economia e abaixo, falta de confiança.

O presidente do Sistema FIESC, Alcantaro Corrêa, destaca que a confiança dos empresários na economia tem ficado em patamares elevados e sempre acima da média histórica. "Apesar de registrar pequenas oscilações, a pesquisa mostra a disposição dos industriais em manter os investimentos, especialmente nesse período em que muitos segmentos já se preparam para atender as demandas do final de ano", diz Corrêa.

Em setembro, O ICEI fechou em 59,8 pontos, acima da média histórica, calculada desde 1999, que é de 58,7 pontos. Invertendo a avaliação do mês passado, os empresários do setor de transformação estão mais otimistas que os do segmento da construção civil. O índice de confiança da indústria de transformação registrou 59,8 pontos enquanto o da construção civil alcançou 57,2 pontos.

O índice que mede as condições atuais da economia somou 54,2 pontos em setembro. Isso mostra que os empresários seguem confiantes embora o dado de setembro tenha registrado queda de 1,5 ponto em relação a agosto.

A pesquisa, realizada entre os dias 31 de agosto e 21 se setembro, teve a participação de 132 empresas de todos os portes e inclui companhias da indústria de transformação e da construção civil.

Confira no portal FIESCnet (www.fiescnet.com.br/imprensa) as tabelas com o desempenho de janeiro a setembro.

Nenhum comentário: