quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Prazo para reimpressão de títulos eleitorais termina nesta quinta

Os eleitores que precisam da reimpressão do título devem pedi-la até esta quinta (30) em qualquer cartório eleitoral [confira a lista das unidades de Santa Catarina aqui]. Quem não fizer isso não poderá votar nas eleições deste ano. Desde 1º de junho, a Justiça Eleitoral catarinense já emitiu 87.753 títulos através de reimpressões e segundas vias.

A Central de Atendimento ao Eleitor de Florianópolis fará plantão na quarta e na quinta, com expediente das 8h às 19h, para reimprimir títulos. Ela funciona no cartório que abriga três zonas eleitorais da Capital (12ª, 13ª e 100ª), na rua Esteves Júnior, 157, Centro. Já os demais cartórios do estado terão expediente normal, das 12h às 19h.

A apresentação do título eleitoral será necessária no dia da votação, no próximo domingo (3), juntamente com um documento oficial com foto, que pode ser a carteira de identidade ou aquele que tenha valor legal equivalente, como: identidade funcional, carteira de trabalho ou de habilitação com foto, certificado de reservista e passaporte.

A eleição de 2010 será a primeira na qual os eleitores serão obrigados a apresentar o título e um documento oficial com foto no momento da votação, caso contrário não poderão votar. Essa exigência partiu da minirreforma eleitoral (Lei nº 12.034/2009), que inseriu o artigo 91-A na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Nas eleições anteriores, o eleitor podia votar apenas com o título ou então com um documento oficial com foto.

Por Rodrigo Brüning Schmitt - Assessoria de Imprensa do TRESC

Nenhum comentário: