segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Cruzamento pode ficar pior com lombada eletrônica

Gisele Krama
giselekrama@gazetadejoinville.com.br


A lombada eletrônica nem foi instalada no cruzamento entre as ruas Concórdia e Gothard Kaesemodel, no bairro Anita Garibaldi, e começa a gerar polêmica entre moradores. Agora a preocupação é com a falta de velocidade dos veículos, que pode vir a atravancar ainda mais o trânsito da região.

O que a população queria é um semáforo, mas a Conurb (Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville) vai colocar uma lombada eletrônica. Conforme moradores, essa medida vai piorar a situação de quem vem pela Rua Concórdia e quer atravessar ou de quem vai entrar na Gothard Kaesemodel.

Com os redutores, os veículos vão passar mais lentos, deixando o trânsito ainda mais congestionado. A preocupação é de que os motoristas impacientes irão se “enfiar de qualquer jeito na frente dos outros carros, voltando assim o risco de acidentes”.

Conforme a gerente de Trânsito da Conurb, Michelle Fernandes Lins, a escolha da lombada eletrônica é resultado de um estudo feito pelo IPPUJ (Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável). A lombada já foi instalada este mês. Mas falta a Celesc colocar energia elétrica.

Depois que o equipamento estiver funcionando, uma equipe do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) vai testar para ver se a marcação de velocidade está correta. Ainda não tem prazo para a lombada eletrônica começar a funcionar definitivamente.

Michelle diz que é infundada a reclamação de que o trânsito vai ficar mais lento, já que com o semáforo o engarrafamento poderia ficar ainda pior.

3 comentários:

Olho Vivo disse...

Se a reclamação de quem passa todo dia pelo cruzamento e sabe como aquilo é complicado e vai piorar com uma lombada eletronica é infundada, então só me resta pensar que o único fundamento de se colocar uma lombada naquele local é... DINHEIRO. E a fábrica de multa voltou a ativa... não tô nem falando dos "azulzinhos" que tão gastando uma "BIC" por turno nas mediações do BIG Zona Sul...

Um inconformado disse...

Ué! Mas a velocidade máxima da Marquês de Olinda e sequente Gothard Kaesemodel não é 60 km/h?
Então, com lombada ou sem lombada fica tudo na mesma.
A não ser que admitamos que fora dos controles eletronicos possamos utilizar velocidades maiores....Mas aí seria contravenção...ou não?
O fato é que aquela cruzamento é complicado e de dificil solução, até por sua situação topográfica. Os ônibus que saem da rodoviária tem que dobrar à direita num aclive indecente. Dá pena de ver a angústia dos motoristas ao efetuarem aquela manobra.
E o pior de tudo nem é isso.
A maior desgraça é quando se chega à Ottokar Doerfel e precisa-se dobrar á esquerda, direção BR-101.
Como naquele sentido não há sinaleira de tres tempos, só existem duas formas de fazer a conversão: ou o cara se "enfia" perigosamente em cima do fluxo contrário, ou aguarda uma alma caridosa dar a vez.
Esquinas assim tem aos montes em Joinville. Onde um simples sinaleiro de tres tempos resolveria. Já fizeram isso na Marques de Olinda e Max Colin.
Será que é tão dificil????
Que me perdoe a autoridade de trânsito de Joinville. Mas um pouco de banco escolar faria muito bem.

Anônimo disse...

Esse IPPUJ é uma piada... Um bando de incopetentes que só porque tem um canudo na mão se acham os entendidos... Isso é uma vergonha!