terça-feira, 19 de outubro de 2010

Festival de Bandas e Fanfarras movimentará Joinville em novembro

foto: Kátia Nascimento/Secom

Promover o encontro de bandas e fanfarras das escolas de Joinville, integrar e trocar de experiências entre os grupos, disseminar a música instrumental e despertar o reconhecimento da cultura como ação social. Estes são os objetivos do 2º Fanfarrão - Festival de Bandas e Fanfarras de Joinville que será realizado no dia 13 de novembro, às 14 horas, na Escola Estadual Germano Timm, no centro.

"As comunidades escolares têm a obrigação social de ser fomento de cultura. Este projeto visa beneficiar alunos das escolas estaduais, municipais e particulares, abrangendo crianças de todos os níveis sociais (Funarte)”", opina um dos coordenadores, Alexandre Marques de Jesus.

Dezessete bandas já estão confirmadas para este evento. Para Alexandre, a música, a dança, as coreografias e as diversas manifestações artísticas estão presentes na cultura, influenciando comportamento, transmitindo valores, fazendo parte do dia a dia das pessoas. “Se alguma fanfarra ou banda tiver interesse em participar do evento pode entrar em contato que as inscrições ainda estão abertas”, garante Alexandre.

O Festival de Bandas e Fanfarras de Joinville começou a ser organizado em 2008 por um grupo de professores de música da Escola de Educação Básica Arnaldo Moreira Douat motivados pelo sonho de reavivar as corporações musicais e promover o entrosamento entre elas, percebendo que se trata de um importante veículo de educação buscaram reunir forças para a realização do mesmo.

O projeto visa atingir jovens na faixa etária dos 8 aos 18 anos e dar continuidade no atendimento mesmo após os 18 anos, tanto para alunos regularmente matriculados nas escolas, bem como aqueles que já concluíram seus estudos. Participam do evento fanfarras simples, drum corps, simples com lira, marciais, musicais e alunos das escolas públicas e privadas de Joinville.

Em 2008, não foi possível realizar o evento por causa da enchente em toda a região Norte. Já em 2009, aconteceu a primeira edição do Festival contando com nove bandas da região.

O evento conta com apoio da Gerência de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville, Secretaria Municipal de Educação, Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Fundação Cultural, Associação Cultural de Bandas e Fanfarras de Joinville (ACBF) e Associação dos Músicos de Joinville (AMUJ).

Mais informações com um dos coordenadores do Festival de Bandas e Fanfarras de Joinville, professor Alexandre Marques de Jesus, pelo telefone (47) 9911-4855.

Um comentário:

Evanir disse...

Alexandre, você é muito competente como professor,agora vejo você como uns dos coordenadores do festival de bandas e fanfarras de Joivile, parabens