quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vendas da indústria de SC crescem pelo segundo mês consecutivo

As vendas da indústria catarinense em agosto cresceram 5% ante julho. O resultado positivo foi puxado pelo mercado interno, que segue aquecido. O setor de máquinas e equipamentos, que fabrica produtos como refrigeradores e compressores, teve o maior peso no resultado mensal, mostra pesquisa da Federação das Indústrias (FIESC) realizada com 200 indústrias do estado.

O presidente em exercício da FIESC, Glauco José Côrte, afirma que há expectativa que o desempenho das vendas continue positivo, tendo em vista que nesse momento as indústrias se preparam para atender aos pedidos de final de ano. "É um ano de recuperação, com resultados positivos principalmente na geração de empregos. A indústria catarinense já voltou aos níveis pré-crise, com 44 mil novas vagas nesse ano", disse Côrte.

"Contudo, no longo prazo tem questões ligadas à competitividade da indústria que precisam ser enfrentadas, como a questão da infraestrutura, da carga tributária e os juros. Sem isso, o câmbio nos níveis atuais seguirá sendo um grande obstáculo à indústria brasileira no mercado internacional", avalia.

No acumulado do ano, as vendas tiveram alta de 1,2%. Nesse mesmo período, as horas trabalhadas na produção cresceram 6,1%, a massa salarial real 6,5% e a capacidade produtiva das fábricas alcançou 85,8%, um crescimento de cinco pontos percentuais em relação ao resultado de janeiro a agosto de 2009.

No acumulado do ano em comparação com o ano passado, os setores que mais apresentaram expansão no faturamento real (já descontada a inflação) foram metalurgia básica (39,6%), produtos metálicos (38%), material eletrônico e equipamentos de comunicação (34,8%), produtos químicos (23,2%), móveis (22,1%) e confecções e artigos do vestuário (13,7%). Nesse período, os segmentos que apresentaram recuo nas vendas foram veículos automotores (-47%) e alimentos e bebidas (-14,2%).

Nenhum comentário: