quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Eleições na OAB Joinville: Três chapas e uma prioridade: fortalecimento da categoria

Dinilson Vieira
dinilson@gazetadejoinville.com.br

Três chapas disputam na segunda-feira (16) a presidência, vice-presidência, secretarias e conselho titular da Subseção Joinville da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para a gestão 2010/2012. Em comum entre as propostas dos candidatos está a necessidade de fortalecer a categoria no município, através da agregação dos advogados em torno da própria Ordem, para que participem mais enfaticamente de temas relevantes à sociedade, como direito do consumidor e do trabalho. Cerca de 1.450 profissionais devem ir às urnas disponíveis no Fórum da avenida Hermann Augusto Lepper, 1.000, Saguaçu.

Nova sede

Denominada “Mais Joinville”, a Chapa 1 tem como candidato à reeleição Édelos Frühstück, 45 anos, (presidente) e Anderson Florenço (vice-presidente). Caso seja eleito, Édelos promete lutar pela maior integração de advogados, bachareis e estagiários junto à Ordem, aprimorando a inserção de novos profissionais no mercado de trabalho.

“Também quero construir a nova sede recreativa da categoria no bairro Costa e Silva, terminar a sede social no Saguaçu e incluir o advogado na era digital, pois ainda tem profissional usando papel e máquina de escrever nos processos”, declara o candidato, acrescentando ser contra a proliferação indiscriminada de cursos de Direito na região de Joinville.

Melhorias no fórum

A Chapa 2, denominada “Advocacia Forte”, apresenta como candidatos Miguel Teixeira Filho, 47 anos, (presidente) e Maria de Lourdes Bello Zimath (vice) e tem, entre suas propostas, fazer campanhas para incentivar o espírito associativo do advogado. “Nos planos federal e estadual, a OAB se mostra fortalecida. Já no palco de subseções não é”, afirma Miguel.

O candidato também acha importante terminar a construção da sede administrativa na rua Amazonas, no Saguaçu, incentivar o advogado iniciante e atuar para melhorias das instalações do Fórum, com a criação de novas varas e cartórios. Miguel afirmou ser contrário à reeleição na OAB. “O órgão se posiciona contra a reeleição no cenário político do País, mas internamente não pratica o mesmo”, diz ele.

A nova geração


A Chapa 3, de nome “Joinville Nova Ordem”, tem como dupla Leandro Gornicki, 34 anos (presidente) e Gilson Acácio (vice). Se eleitos, pretendem lutar pela coibição, com independência, das violações às prerrogativas profissionais, defendendo o advogado quando forem cerceados, e convocar semestralmente uma assembleia geral dos profissionais, possibilitando a participação direta da classe nos trabalhos da OAB.
Outra proposta é exigir do Conselho Estadual do órgão a redução da anuidade em Santa Catarina, a mais elevada do Brasil. “Cada advogado tem de desembolsar R$ 850,00 para um órgão que não tem transparência na prestação de contas”, afirma Leandro. A Chapa 3 ainda promete envolver a OAB local em projetos voluntários com caráter social, porém não assistencialistas. No dia 16 ainda haverá eleição em todas as subseções catarinenses e para a Seccional da OAB em Florianópolis.

Nenhum comentário: