segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Um Ocidente e um Oriente que continuam separados

Faz vinte anos da queda do muro de Berlim, que começou em 9 de novembro de 1989, e teve muitas repercussões na economia global, mas que ainda separa culturalmente duas regiões. Até então, a Berlim Ocidental vivia sob o regime capitalista e a Oriental era socialista, liderada pela antiga União Soviética (URSS).

Quando Mikhail Gorbachev assume o poder da URSS em 11 de março de 1985, reformas são iniciadas e culminam na queda do muro. A derrubada do divisor entre as duas Berlins permitiu que o capitalismo fosse para o Oriente, levando consigo o desemprego e a desigualdade social.

Se na Berlim do Oriente um professor universitário ganhava salário igual ao de um operário, agora essa semelhança parece bizarra.

A professora da metrologia da Sociesc (Sociedade Educacional de Santa Catarina) Sueli Fischer Becker viajou para Alemanha Oriental no inesquecível 1989 e conta como foi a queda do muro e como a população reagiu à abertura comercial. Ela é formada em matemática e com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sueli tinha 25 anos quando foi para a Europa.

Queda do muro

Quando a gente foi lá, estava em treinamento pela Sociesc. Eu e um colega combinávamos de se encontrar e visitar uma cidade. E aí, naquele final de semana de 11 de novembro, a gente tinha combinado de ir para Berlim. Nós estávamos na parte Oriental. Nós iríamos atravessar. Saímos 5 horas da manhã e fomos para Leipzig. Chegando lá, fomos pegar o trem. Estava tudo cheio. Tivemos que ficar em pé. Isso não era comum. Chegamos lá para atravessar a divisa e conhecer a Berlim Ocidental. Estava cheio de gente. Mas o que é isso? Ninguém pode sair daqui para ir para lá. Como pode ter tanta gente?

Pensei que nós estivéssemos no lugar errado. Dois perdidos. Então pedi para o meu colega perguntar para o pessoal o que tinha acontecido. Aí fomos descobrir que o muro tinha caído. Porque não tinha televisão né. A gente tava lá, não tinha televisão. O rádio do hotel em que eu estava não funcionava. Eram cinco horas da manhã do dia 10. Como é que eu iria adivinhar né?

Todos sabiam que o muro tinha caído, mas ainda não acreditavam que era definitivo. Tanto que a coisa só se homologou um ano depois.

Travessia junto com a multidão

Tinha um “corredorzão” cheio de gente. Eu disse para o meu colega: “eu desisto!”. Era muita gente.

Aí ele, naquele jeito brasileiro dele disse: “tá vendo que tá todo mundo indo desse lado”. E do lado tinha uma muretinha para os que vinham da Alemanha Ocidental para a Oriental. E esse corredor tava todo vazio. Pulamos a mureta e fomos pelo caminho contrário. Com jeitinho brasileiro chegamos lá.

Final de semana no Ocidente

Foi um sábado “mais ou menos”. O povo tava todo na rua. Tudo cheio. Até falei para o meu colega: não vamos conseguir um hotel e nem restaurante porque tá tudo muito cheio. Mas isso foi bobeira. Os que estavam vindos de lá não tinham dinheiro da Alemanha Ocidental. Eles não tinham dinheiro e então ficavam na rua mesmo para fazer festa. Porque no domingo eles tinham que voltar. Voltar a trabalhar. Na realidade, eles foram para o Ocidente, mas no domingo tinham que voltar.

Foi legal. Foi super importante, pois não tem sentido ficar preso em algum lugar. Mas era uma sensação estranha, admito. Era bonito ver a festa, mas por outro lado eles iam para lá porque ganhavam bônus. Mas eles não gastavam esse dinheiro porque não tinham certeza de como seria de lá para frente. Foi uma experiência diferente.

Primeiro contato com a Alemanha Oriental

Eu fui para fazer este estágio e fiquei dois meses lá. Quando cheguei já era uma época de transição. Enquanto a gente estava lá, tinham manifestações. Só que estas manifestações deles eram muito diferentes. Eram silenciosas. Eles andavam com velas.

A gente percebia que as coisas estavam mudando. Mas a gente tinha liberdade. Nós íamos para onde queríamos. Fiquei dois meses e ninguém ficava o tempo todo comigo. Eu andava lá livremente. Não sei se é a gente que tem uma visão errada da coisa. Mas eu ia aos restaurantes. Naquela época eu fazia natação. Então eu ia para os ginásios nadar. Eu pagava e fazia a minha natação.

A única coisa que eu achava interessante é que nos restaurantes eu estava sozinha e daqui a pouco vinha um casal e sentava comigo. Porque tinha que ocupar todos os espaços. Vinha mais uma pessoa sozinha e sentava lá. Até fechar a mesa. E por que não? E por causa disto acabamos conhecendo duas famílias. A gente sentou junto e depois fomos para a casa deles.

Necessidade de convivência

Eles tinham necessidade de conhecer pessoas diferentes. Tem uma família mesmo que sentou e conversamos. Disseram que tal dia vamos buscar vocês para visitarem a nossa casa. Eu hein. Agora eu não faria isto de novo. Eu tinha certeza que eles não iriam. Chegou às 6 horas e eles estavam lá com o carrinho pequenininho deles.

As pessoas tinham uma carência, eu acho. A gente se sentia bem. Eles recepcionavam bem.

Naquela época eu não estava muito preparada. Na minha visão eu nunca iria sair do Brasil. Eu não me preparei nem com estudo de língua, nada.

Diferença entre as Alemanhas

A diferença era que na Alemanha Oriental as coisas eram mais simples e na Ocidental, o capitalismo já estava desenvolvido. É claro que em nível de infraestrutura, a Alemanha Ocidental era bem maior do que na Oriental.

Eu tenho que dizer que fui bem recepcionada nas duas Alemanhas porque se não vão achar que sou comunista (risos). É diferente né. Até pela necessidade. Eu saí da Alemanha Oriental e fui fazer um estágio na Ocidental. A pessoa que me recepcionou falou para mim na correspondência que o estágio já começava no domingo. “Porque nós vamos para as montanhas, passear”. Também foram receptivos.

Grosseria dos alemães

Uma vez que eles percebem que a pessoa interage, tanto um lado quando o outro é receptivo. Mas tem aqueles alemães grossos, como eu também sou né. É típico. Na Alemanha Ocidental cheguei a discutir com o porteiro do hotel que ficou chateado comigo porque eu não sabia falar alemão. Pela minha aparência, ele achava que eu era alemã.

Faltava o “ir e vir” no Oriente

Por mais que você pudesse ter as necessidades básicas atendidas, só o fato de saber que não pode ir e vir, só isso vale a pena. Hoje a Alemanha Oriental não está equiparada à Alemanha Ocidental. Porque os salários ainda não chegaram numa evolução. Mas hoje chegou numa condição melhor. Quem conseguiu se manter no emprego tem uma condição de vida boa.

Eu voltei lá três vezes depois e vou este ano novamente para a Alemanha Oriental. A gente recebe os colegas de lá. Isso não existiria. Eles têm lá disponíveis as vantagens e desvantagens do sistema que nós temos. Mas o fato de ir e vir são essenciais.

Tecnologia

O foco de tecnologia das duas Alemanhas era diferente. Em termos de tecnologia, a Alemanha Ocidental estava bem à frente. Tanto que os equipamentos que eu treinei (na Alemanha Oriental) na época, não tem nenhum funcionando por causa da eletrônica. Eles foram todos substituídos. Só que o conhecimento científico da Alemanha Oriental era muito forte. Não que não tenha na Ocidental, mas o embasamento científico que eu tive e os livros que eu trouxe mostram o porquê das coisas. Então você entende muito mais a lógica que está por trás. Até hoje na Alemanha Oriental é assim. E eu busco os livros antigos da Alemanha Oriental.

Resquícios da URSS

No pouco tempo que eu estive na Alemanha Oriental eu não senti as influências da União Soviética. Eu não posso falar nada da União Soviética naquele período, juntamente porque já existia a transição.

Diferenças permanecem

Eu acredito que os alemães ocidentais devam ter alguma questão ainda com os orientais. Imagine você hoje aqui e tem as tuas coisas, como ocidental, e daqui a pouco vem um bloco que você vai ter que apoiar. Então, eu não posso afirmar se teve. Acho que existe alguma coisa, como a que a gente tem com a Argentina. Querendo ou não foram diversos anos separados. As coisas na cultura se modificam. Até organizar isso de novo não é tão simples.

Economia

Com a unificação da Alemanha muitas empresas da parte oriental fecharam ou foram se modificando. Boa parte dos softwares daquela época morreu e já se criaram novos.

Parceria com Joinville

Eu acho que já foi mais forte a parceria entre Joinville e Alemanha. Principalmente nos anos 70. Ainda se tem hoje, mas numa intensidade menor do que já foi.


Cinema também mostra impacto da queda do muro de Berlim

Em 2003, o diretor e roteirista Wolfgang Becker fez um drama chamado Adeus, Lênin. Neste longa-metragem, é apresentada a história de uma mulher devota ao socialismo e que sofre um infarto ao ver o filho numa passeata contra o regime. Enquanto ela está coma, o muro de Berlim cai e a Alemanha Oriental passa a ser capitalista.

Ela acorda e não pode saber o que houve, pois há possibilidade de não resistir e morrer. O filho, para salvar a mãe, tenta reconstruir o regime com noticiários falsos e tenta recuperar os produtos e costumes anteriores a 1989.

O diretor brinca muito com certos ícones do capitalismo com a Coca-cola e o McDonald’s. Wolfgang deixa mais do que explícito na trama que a entrada do capitalismo na Alemanha Oriental não foi apropriada e que instaurou o individualismo e consumismo na região. A própria irmã de Alexander, personagem principal, larga a universidade onde estudava agronomia para trabalhar numa lanchonete de “fast food”, pois seu objetivo era comprar coisas novas.

Este filme faz mais do que mostrar a história contada por um ângulo diferente, de quem perdeu, mas também uma ferramenta de análise política e econômica.

Economia da ex-Alemanha Oriental

Em matéria publicada no dia 22 de junho deste ano por Sabine Kinkartz no portal Deutsche Welle, é apresentado um estudo feito pelo banco Hypo Vereinsbank que explica a situação da Alemanha Oriental. “A região em questão não floresceu tão rápido quanto anunciado, tendo se transformado, em parte, numa paisagem desertificada e quase abandonada”.

Na matéria, o membro da presidência do banco Lutz Diederichs afirma que restam alguns problemas graves. “As taxas de desemprego na região leste continuam mais altas que no oeste do país e o êxodo da população é um problema central. Isso elimina chances de futuro para os estados do leste", diz.

Em matéria publicada pela BBC (canal Britânico de televisão pública) publicada em 9 de novembro, os sindicatos alertam para o fosso existente entre as duas partes com relação ao mercado de trabalho. “Segundo estudo de uma das mais influentes centrais sindicais da Alemanha, a DGB, quase o dobro de cidadãos estão sem trabalho nos antigos Estados comunistas, em comparação com o resto do país”, consta na matéria.

A professora da metrologia da Sociesc Sueli Fischer Becker explica que se na época do socialismo um professor universitário e um operário ganhavam o mesmo salário. Agora, no regime capitalista, o professor ganha bem e o operário está desempregado porque não tem instrução.

Um comentário:

Nikola Tesla disse...

Excelente reportagem. Isso mostra o efeito negativo de longo prazo que o comunismo tem sobre um povo etnicamente semelhante.
Desemprego, falta de qualificação, tudo isso se deve à intervenção excessiva do estado na atividade econômica.
Tanto o liberalismo quanto o intervencionismo exagerados são nocivos.
De qualquer maneira, o modo "socialista" de governar sempre deixa as piores e mais duradouras seqüelas com o custo de uma ou mais gerações.
E o Brasil, como sempre, caminha na contramão.