sábado, 21 de novembro de 2009

Pitta, ex-prefeito de SP, morre de câncer aos 63 anos

O ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta (PTB), 63 anos, morreu no final da noite de sexta-feira (20), no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A informação foi repassada pela assessoria de imprensa do hospital.

Em janeiro, Pitta passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor no intestino e chegou a passar por sessões de quimioterapia.

A assessoria de imprensa do hospital programou uma entrevista coletiva às 10 horas deste sábado (21) para dar mais informações.

Afilhado político do deputado Paulo Maluf (PP), o ex-prefeito administrou a capital de 1997 a 2000 e sua trajetória política foi marcada por envolvimento em uma série de escândalos. A principal denúncia contra ele foi o esquema de corrupção batizado de "escândalo dos precatórios".

Nessa época, Pitta chegou a ser afastado do cargo por 18 dias e substituído por seu vice-prefeito, Regis de Oliveira. Depois retornou ao cargo.

Neste ano, Pitta chegou a cumpriu prisão domiciliar pelo não pagamento de pensão á ex-mulher Nicéia Pitta, que fez uma série de denúncias contra o ex-prefeito.

O escândalo mais conhecido aconteceu em julho de 2008, durante as investigações da Polícia Federal na Operação Satiagraha. O ex-prefeito foi investigado e chegou a ser preso por lavagem de dinheiro, corrupção passiva, formação de quadrilha, ganização criminosa e evasão de divisas. Essa mesma operação prendeu por alguns dias banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity.

Um comentário:

Anônimo disse...

Agora que ja era mesmo o sonho deles devolver toda aquela grana que limpo na prefeitura de SP.. e o Maluf tambem sai impune.. o Brasil se foce um pobre coitado roubando um pao pro filho com fome pegava prisao perpetua....