quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Projeto leva dança para crianças do ensino público

“A dança, como gênero criativo, é muito válida como extensão pedagógica”. Com essa idéia, o projeto Vem Dançar, dirigido pelo dançarino e professor Darling Quadros, levou a arte para dezenas de crianças de escolas municipais de Joinville, entre os meses de setembro e outubro. Crianças de 9 até 14 anos foram beneficiadas com o projeto, em oito escolas municipais.

Na quinta-feira (19), todas as imagens captadas durante as 36 oficinas de dança criativa farão parte de uma exposição na Câmara de Vereadores. No evento será apresentado um pequeno documentário com algumas cenas das aulas. A curadoria das fotos é da pesquisadora em arte-educação Michelle Mogami, integrante do grupo de pesquisa em Expressão Ludocriativa da América Latina.

A dança criativa é um método inglês utilizado no aprendizado da dança em instituições educacionais. Além de levar a dança às escolas com a proposta de complemento pedagógico, Darling explica que objetivo é desenvolver o raciocínio através de atividades lúdicas, jogos musicais e exercícios que contribuam com o aperfeiçoamento físico e intelectual. “A idealização do projeto permitiu levar a dança a jovens que não tinham contato com este tipo de arte”, ressalta.

Para o próximo ano, o professor espera novos apoios com o poder público para dar continuidade e trazer outros projetos para a cidade.

Vem Dançar foi aprovado pelo Edital de Apoio à Cultura 2009, do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) da Fundação Cultural de Joinville.

O dançarino e professor Darling Quadros é bacharel e licenciado em Dança pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, em Portugal. Iniciou seus estudos na Escola Municipal de Ballet da Casa da Cultura. Nesta mesma instituição integrou o Grupo Experimental de Dança, participando em vários festivais pelo Brasil. Prosseguiu para a Europa e estudou Ballet e Dança Moderna com importantes mestres europeus e americanos, como o belga Marc de Graff, a inglesa Ruth Silk, do Royal Ballet de Londres. Participou de várias produções de ballet como: A Dama das Camélias, Romeu e Julieta, Quebra Nozes e Ballet Giselle.

Nenhum comentário: