sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Joinvilense é preso por pedofilia

Homem suspeito de pedofilia foi preso em Joinville na manhã de 5 de novembro na Operação Ghost . Os abusos sexuais cometidos com crianças eram registrados e distribuídos pela internet. Outras duas pessoas foram detidas em Maringá e Campo Largo, no Paraná. Segundo a Polícia Federal, eles faziam parte de um esquema de distribuição de material erótico envolvendo crianças pela internet.

A PF conseguiu chegar até os acusados depois de prender um estudante de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em outubro, que resolveu ajudar a policia nas investigações.

O homem preso em Maringá era professor universitário. Já o de Joinville era técnico em eletrônica. Para a PF, os três foram acusados porque produziram e divulgaram material com cunho pornográfico infanto-juvenil.

A Policia Federal não divulgou os nomes dos acusados para não atrapalhar nas investigações e constranger as vítimas.


Combate a pedofilia

Em outubro o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) divulgou uma campanha para orientar sobre os riscos que crianças correm quando navegam pela internet. Além de folders e cartazes com dicas para uma navegação segura na web, o Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude disponibilizou um site, no Portal do MPSC, onde estão publicadas diversas informações sobre o tema.

O site está no ar desde 10 de fevereiro desse ano, quando é comemorado o Dia Mundial da Internet Segura.

A Secretaria de Estado da Educação também aderiu o combate contra a pedofilia e está imprimindo os folders e cartazes para distribuição na rede pública.

Outro a oferecer apoio foi o Sindicato das Escolas Particulares do Estado (Sinepe/SC) que, além de custear os materiais impressos para a comunidade escolar privada, já os disponibilizou em seu portal na Internet.


Deputado no combate

No mês de outubro o deputado estadual Kennedy Nunes (PP) foi à tribuna solicitar aos deputados a aprovação do Projeto de Lei que disciplina o controle de usuários em “lan houses”, estabelecimentos onde muitos dos crimes pela web acontecem, principalmente troca de material de pedofilia.

O deputado ficou assustado e chocado com documentos e relatórios de investigação da Polícia Federal. Ele chegou a mostrar algumas imagens retiradas de sites de pedofilia. O projeto foi aprovado na Assembléia Legislativa e sancionado pelo então governador em exercício, Leonel Pavan, no dia 22 de outubro.

As “lan houses” deverão adotar um sistema de monitoramento por câmeras de vigilância e também terão que manter pelo prazo de dois anos o cadastro de todos os usuários, contendo o número do RG, endereço e telefone.


Lembrar

No mês passado a Gazeta de Joinville mostrou o crescimento desse crime no Brasil, um dos países com mais casos de pedofilia. A equipe de reportagem da Gazeta entrou nas salas de bate papo dizendo ser uma menina de onze anos e trouxe à tona uma triste realidade.

Na sala de bate papo um homem de 40 anos, ao ser questionado porque beijaria "jaqui" (nome fictício), de 11 anos, enfatiza: "porque queria te ensinar, mostrar pra você como é gostoso".

Qualquer pessoa pode denunciar esse tipo de crime discando para o número 100 - Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Discagem gratuita em todo o território nacional.

Um comentário:

Anônimo disse...

Correção
Univille corta bolsas de estudos, ou seja, quase 500 alunos vão ficar sem bolsa de estudos em 2010. Motivo: prefeito Carlito Merss e Marco Aurélio Fernades não cumpriu com a promessa (de campanha) de pagar a divida, deixando assim a Univille endividada, precisando até fazer empréstimo para pagar o 13º salário dos professores assim ela corto definitivamente as bolsas de estudos via Prefeitura. Os alunos da Univille, tem é que fazer passeata em frente ao condomínio Guanabara residência de Carlito Merss e enfrente a casa de Marquinhos até ser resolvido tal problema. DCE-Univille vão a luta.