quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Gestores de Saúde firmam pacto para atendimento na rede de urgência e emergência

Por Gisele Krama
giselekrama@gazetadejoinville.com.br

Equipes das Gerências de Saúde das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville, Jaraguá do Sul e Mafra se reunirão com os secretários municipais destas cidades para tentar organizar as redes de Urgência e Emergência da região Norte, Nordeste e Planalto Norte de Santa Catarina. Um dos pontos de destaque é o fluxo de atendimento na área de saúde.

O problema está no fato de que muitas cidades pequenas enviam pacientes paras os grandes centros, como Joinville. Inchando o sistema destes centros e aumentando as filas.

Conforme determinações do SUS (Sistema Único de Saúde), somente os casos que exigem atendimento de urgência e emergência deveriam ser enviados para outras cidades, quando o município menos não tiver condições de atender. Mas em muitos lugares, até as consultas básicas são remetidas para os hospitais e pronto-atendimentos de cidades vizinhas.

Até nos municípios maiores, o atendimento da rede básica não funciona como deveria e acaba remetendo a maioria dos pacientes para os hospitais. Na rede de urgência e emergência as consultas são mais caras, o que gera quebras nos recursos financeiros das administrações públicas.

Ao todos, são 26 municípios discutindo estes problemas. O próximo encontro ocorre no dia 3 de fevereiro, às 13h30, na SDR de Joinville.

Nenhum comentário: