sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Pais deixam matrículas dos filhos para última hora

Por Gisele Krama
giselekrama@gazetadejoinville.com.br

As escolas estaduais de Joinvile abriram as portas nesta semana para o período de rematrículas, inclusão de novos alunos e transferências de outros Municípios ou Estados para 2010. Muitos pais deixaram de fazer as matrículas dos filhos no mês de novembro do ano passado. O prazo se encerra nesta sexta-feira (15).

Conforme a gerente de Educação da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional), Clarice Portella de Lima, muitos pais deixaram de fazer as matrículas e rematrícula dos filhos no ano passado. Mas ela explica ainda que não tem dados exatos de quantos alunos deixaram de ser matriculados e das vagas preenchidas para este ano. As informações serão divulgadas somente no final de janeiro.

Já a rede municipal encerrou o período de matrículas e tem estimativa de quantos alunos freqüentarão as salas de aula em 2010. Para a Educação Infantil são 10.644 crianças – 1,2 mil a mais do que em 2009.

Para a Educação Básica, o acréscimo de alunos em relação ao ano passado chega a 277. Ao todo, são quase 47 mil estudantes.

Turno intermediário não deve acabar este ano

Conforme as estimativas da Secretaria Municipal de Educação, o turno intermediário não deve acabar este ano. Mesmo assim, houve queda significativa se comparado a 2009 e 2008. Para este ano letivo, aproximadamente 200 crianças ainda terão que estudar no turno intermediário. Bem menos do que em 2009, onde eram 1.891 estudantes neste turno, ou em 2008, com 2.637.

Esse problema poderá ser sanado com a ampliação de nove escolas prevista para este ano nos bairros Jardim Iririú, Iririú, Petrópolis, Guanabara, Costa e Silva e São Marcos.

Nenhum comentário: