Por Gisele Krama
giselekrama@gazetadejoinville.com.br
A maior cidade do estado ganha progressivamente novos motoristas. Somente em 2009, mais de 15 mil pessoas retiraram a primeira habilitação. Outras 11 mil conseguiram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) definitiva.
Este aumento na procura de habilitação para dirigir é reflexo da falta de políticas para o transporte coletivo. Atualmente é mais barato e confortável para as pessoas andarem de carro ou moto do que ônibus. Os reajustes de passagens dos últimos anos também têm assustado os passageiros.
Já os baixos preços das motocicletas e os incentivos do Governo Federal para a linha automotiva aqueceram o mercado e chamaram a atenção do consumidor.
Em 2008, somente 12 mil pessoas adquiriam nova habilitação e nove mil conseguiram a definitiva. Em 2007, os números foram ainda mais baixos. Para primeira habilitação foram nove mil e para definitiva, oito mil.
O mês de dezembro de 2009 foi o que mais rendeu novas habilitações. No último mês do ano, e com décimo terceiro no bolso, a população foi atrás das autoescolas. O que rendeu à cidade de Joinville quase dois mil novos motoristas. Só de CNHs definitivas foram outras 1.431 emissões.
Ao todo, somam-se 7.641 processos, incluindo adição de categoria, alteração de dados, renovação de exames e segunda via.
Nenhum comentário:
Postar um comentário