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Mesmo entrando em 2010 com despesas como IPTU (Imposto Predial Territorial e Urbano), IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), material escolar e ainda dívidas remanescente das festas de fim de ano, consumidores madrugaram para disputar na correria e aos empurrões as ofertas da 17ª edição da Liquidação Fantástica, promovida pela rede de varejo Magazine Luiza.
Assim como nas demais lojas distribuídas por sete estados brasileiros, nas cinco unidades da rede em Joinville houve intenso movimento a partir das 6h, quando as vendas tiveram início com até 70% de desconto no preço de produtos. Nem a chuva espantou os clientes, que tinham a responsabilidade de transportar o que compravam.
Em toda a rede, que soma 456 lojas, foram disponibilizados mais de 800 mil itens de setores como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, utilidades domésticas, brinquedos, ferramentas, entre outros. Em oito horas de liquidação, 4,5 milhões de consumidores peassaram pelas lojas. A maior parte das ofertas é de produtos negociados diretamente com os fabricantes para atender exclusivamente os consumidores da liquidação, o que explica a possibilidade de praticar preços com descontos que chegavam a 70%.
"Muitos brasileiros sabem que ano novo é sinônimo de liquidação do Magazine Luiza. Com redução IPI para móveis, fogões, geladeiras e máquinas de lavar, esperamos que a liquidação deste ano seja a maior", disse em recente entrevista Luiza Helena Trajano, presidente do grupo.
Última TV do mostruário
As amigas Maria Dezirre da Conceição e Jéssica Krapp chegaram à fila da loja da rua do Príncipe às 5h45. Nesse momento, a fila dobrava a rua Nove de Março e se entendia até o Terminal Central. Na loja entravam 15 pessoas por vez, pois cada cliente era obrigado a lacrar em saco plástico tudo o que não era dinheiro e cartão de crédito. Uma hora depois, as duas conseguiram garantir o último televisor de 21 polegadas de tela plana por R$ 299,00. Também levaram um rádio MP3 por R$ 89,00. “Normalmente, a TV custaria R$ 400,00 e o rádio R$ 200,00”, afirmou Maria.
De acordo com o gerente da loja, Paulo Cândido, na primeira hora da liquidação mais de 80 pessoas fizeram compras, aproveitando as melhores ofertas. “Tem gente que guarda dinheiro o ano inteiro para participar desse dia”, declarou ele, acrescentando que o movimento estava semelhante nas outras quatro lojas na cidade, exceto na do Iririú, que apresentava movimento ainda melhor por ser a única unidade fora do centro.
Houve quem foi às compras antes de trabalhar. É o caso da enfermeira Clarice Tertulhiano, que adquiriu um jogo para acondicionar temperos (R$ 15,00), um espremedor de frutas (R$ 45,00) e um rádio/CD (R$ 80,00). “Antes de comprar fiz pesquisas e sei que estou levando ofertas de verdade”, declarou a enfermeira, para depois sair correndo e cuidar de pacientes no hospital em que trabalha.
No ano passado, em 10 horas de liquidação a rede faturou R$ 70 milhões, superando em 20% do valor de 2008. Foram comercializados 2,3 milhões de itens. Aproximadamente quatro milhões de pessoas passaram pelas lojas. A expectativa é que em 2010 o aumento no movimento também seja de cerca de 20%.
Cuidados com orçamento
Como fazer compras por impulso é uma séria vilã que pode comprometer o orçamento familiar, principalmente para consumidores ávidos por preços que considera vantajosos, é necessário ficar atento e adquirir somente itens necessários e por preços justos. Sem deixar de lembrar que todo início de ano representa despesas a mais como IPTU e material escolar dos filhos.
O técnico em eletrônica Fernando Kout garante que tomou cuidados antes de levar para casa um centrífuga por R$ 200,00; um liquidificar por R$ 109,00; e um jogo de brocas por R$ 99,00. A vantagem seria melhor se ele tivesse feito o pagamento a vista. Como iria pagar no cartão em 10 prestações, haveria juros de cerca de 1,5% ao mês. “Mesmo assim está valendo, pois pesquisei muito antes de comprar”, disse ele.
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