quarta-feira, 19 de maio de 2010
Chuvas e ventos fortes atingem litoral catarinense
O Departamento Estadual de Defesa Civil (DEDC) monitora a situação do litoral catarinense depois das fortes chuvas e ventos ocorridos entre a terça, 18 de maio, e quarta-feira, 19 de maio, no Estado. Até as 8h30min desta quarta-feira, a chuva provocou estragos em pelo menos 12 municípios. Palhoça é o município mais atingido. A equipe da Defesa Civil SC vai sobrevoar o local, e assim, tomar as providências para auxiliar as comunidades atingidas.
As informações preliminares indicam que 331 pessoas estão desalojadas e 490 desabrigadas. Mais de 6 mil pessoas foram afetadas. Ao todo, 185 residências foram danificadas e outras 41 edificações sofreram danos. Em Florianópolis, nas últimas 40 horas, choveu 258 mm.
Rodovias estaduais e federais também apresentam problemas no Estado. O principal está na BR 101, no km 232, no Morro dos Cavalos, em Palhoça. Os dois sentidos estão interditados. Não há previsão de liberação. Na BR 101 há ainda, outros trechos com alagamentos e quedas de barreiras: São José/Palhoça; Biguaçu; Paulo Lopes no km 259 (sentido norte); Balneário Camboriú km 141 e São José (sentido sul). Também estão com problemas, porém, sem interdição total, o trecho da BR 282 em Águas Mornas no km 31 e Via Expressa no km 0,9.
Previsão
De acordo com o Ciram/Epagri o tempo melhora em SC no decorrer de quarta-feira, 19 de maio, mas segue o alerta para o mar. A frente fria se afasta para o litoral do Sudeste e Sul do Brasil, ligada a um sistema de baixa pressão em superfície (ciclone extratropical), com vórtice ciclônico em níveis médios e altos da atmosfera sobre SC e norte do RS, mantendo variação de nuvens com chuva por alguns momentos que alterna com períodos de abertura com presença de sol. A intensidade do vento diminui com rajadas de 40 a 50km/h no Planalto Sul e Litoral Sul devido ao deslocamento do ciclone extratropical para o mar.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.
foto: Ronaldo Candido
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário