terça-feira, 25 de maio de 2010

Nova fase da campanha de vacinação contra a Gripe A


Começou nesta segunda-feira (24) mais uma etapa da Estratégia de Vacinação contra a Gripe A (H1N1), envolvendo crianças de 2 anos a menores de 5 anos, policiais militares e do Corpo de Bombeiros que estejam efetivamente em atividade, professores e servidores de creches e escolas, privadas ou públicas (do Ensino Médio e Fundamental),e pessoas albergadas em presídios.

No Brasil, para garantir a prorrogação da campanha, serão utilizadas 10,8 milhões de doses da vacina pertencentes ao estoque estratégico do Ministério da Saúde. Ao todo, há 9,6 milhões de crianças brasileiras na faixa de 2 anos a menores de 5 anos e todas serão imunizadas com duas meias doses da vacina. Por isso, 21 dias depois da primeira aplicação, as crianças precisam ser levadas de novo aos postos para tomar a segunda meia dose.

As crianças desta faixa etária que tomarem a vacina contra a Gripe A a partir de 31 de maio receberão, simultaneamente, a dose da vacina contra a poliomielite, apesar de o Dia D da campanha de vacinação contra a paralisia infantil ser apenas no sábado, 12 de junho. “A intenção é facilitar a rotina dos pais, para que precisem levar os filhos aos postos de saúde em apenas duas ocasiões no período de um mês, para tomarem as duas meias doses da vacina contra a Gripe A”, explica Luis Antonio Silva, diretor estadual da Vigilância Epidemiológica.

No Brasil, quase 65 milhões de pessoas já foram vacinadas contra a Gripe A (H1H1). Em Santa Catarina, haviam sido vacinadas até segunda-feira (24) mais de 2,3 milhões de pessoas, o que representa 77% da meta de vacinação. Para vacinar seus filhos, os pais devem apresentar a caderneta de vacinação da criança.

Os demais grupos incluídos devem apresentar os seguintes documentos: Policiais militares da PM e dos Bombeiros: apresentação da Identificação profissional (carteira militar), com comprovação de estar exercendo atividades nesta funções; Professores e
demais trabalhadores de creches e escolas do ensino Fundamental e Médio da rede pública (estadual e municipal) e da rede privada: apresentação da Identificação profissional (carteira de professor) ou a comprovação de que exerce atividades na escola; Pessoas albergadas em presídios em qualquer faixa etária.

foto: www.sxc.hu

Nenhum comentário: