Lima faz o primeiro gol do JEC
Joinville faz 5 a 2 e abre boa vantagem para a partida de volta nas finais da primeira fase da Copa Santa Catarina
Texto: Renato César Ribeiro
Foto: Ronaldo Candido
O placar elástico de 5 a 2 para o Joinville Esporte Clube (JEC) contra o Brusque na tarde desse domingo, 30 de maio, diz como foi boa parte da partida, mas não toda ela. Com a goleada, o Tricolor pode perder até por dois gols de diferença em Brusque, na quinta-feira à tarde, que conquista o primeiro turno da Copa Santa Catarina. A competição dá vaga para a Copa do Brasil e para a Série D de 2010.
Em boa parte do jogo, o JEC teve o controle. Mas, no início, correu riscos com a correria e, a partir do meio do segundo tempo com a goleada já encaminhada, sofreu uma pequena pressão do Brusque. O que garantiu o resultado foi a fragilidade da zaga do time visitante e a falta de precisão do ataque adversário, que errou vários passes. Com a tranqüilidade, a qualidade da atuação tricolor caiu, cometendo passes errados também.
O destaque da equipe tricolor foi o atacante Lima, que fez quatro gols na sua melhor atuação no ano, além de Tesser e Emerson terem desempenhado bem seus papéis.
O primeiro tempo começou bem corrido e aberto com as duas equipes atacando bastante e fazendo gols. Logo aos 30 segundos, a zaga do Brusque bateu cabeça, Ricardinho aproveitou passou para Lima que invadiu a área pela direita e cruzou para Cris acertar o travessão. Essa era a tônica da partida naquele momento.
Aos 2, o Brusque errou de novo. Tesser e Emerson trocaram passes, o lateral direito cruzou para Lima que não alcançou. Aos 3, os brusquenses responderam. João Neto cobrou falta e Rogélio desperdiçou de cabeça. Aos 4, o visitante abriu o placar. Na entrada da área, Diogo Oliveira faz por baixo do goleiro num chute rasteiro apesar de estar acompanhado de dois marcadores. Gol! Brusque 1 a 0.
A torcida do Brusque ainda comemorava quando, aos 5, Ricardinho cobrou escanteio para Eduardo cruzar e Lima mandar para o fundo da rede de cabeça. Gol! JEC 1 a 1 Brusque. A correria continuou. Aos 8, Emerson recebeu de Tesser na entrada da área e chutou por baixo do goleiro para fazer. Gol! JEC 2 a 1. Aos 10, num rápido contra-ataque Emerson deixou com Lima que chutou em cima do goleiro.
Emerson fez o segundo gol tricolor
Aos 16, Emerson fez boa progressão e cruzou para Cris que não alcançou. Aos 22, Leonardo, do Brusque, tentou de longe e a bola subiu muito. Aos 23, Emerson cruzou da intermediária e Cris, de cabeça, mandou para o fundo do gol. Gol! JEC 3 a 1. Aos 28, Valdo bateu, mas Fernando interceptou de carrinho impedindo o perigo.
Lima cabeceia para fazer o terceiro gol
Aos 30, Emerson, de novo, deixou a bola com Cris que foi derrubado invadindo a área, já dentro dela. Num primeiro momento, o árbitro José Acacio da Rocha marcou falta fora da área, mas depois seguiu a orientação de seu auxiliar e confirmou o pênalti. Lima bateu com paradinha, o goleiro não foi na dele, porém, mesmo assim, não conseguiu defender. Gol! JEC 4 a 1.
Lima faz paradinha para marcar o quarto gol
Aos 36, o brusquense Valmir recebeu na intermediária e tentou com força, mas a bola passou pela direita. Aos 28, novamente Valmir cruzou na área e Diogo Oliveira quase completou de cabeça, mas Fabiano segurou com firmeza. Aos 40, ele de novo, Valmir, cobrou falta e Fabiano faz bela defesa espalmando para escanteio.
Aos 44, Valmir, mais uma vez, chegou num chute meio cruzado e meio para o gol, mas a bola vai para escanteio. Aos 48, Ricardinho bateu bem a falta e o goleiro João Ricardo espalmou. Fim do primeiro tempo e a torcida aplaude o time do JEC.
Na etapa final, o Joinville entrou relaxado, consequentemente errando mais e dando mais chances para o Brusque, que carecia de qualidade para criar, mas, mesmo assim, chegou a fazer pressão. Aos 7, Tesser cruzou e Cris cabeceou fraco fácil para o goleiro. Aos 12, um lampejo de genialidade. Lira jogou para a área, Rogélio afastou para o alto e Lima aproveitou num bonito voleio. Gol! JEC 5 a 1.
Goleiro João Ricardo lamenta ter tomado mais um gol do Lima
Aos 18, o JEC chegou de novo. Em contra-ataque, Lira cruzou, Ricardinho tentou de cabeça, mas a bola passou direto, e Lima pegou nela que acertou a trave. Aos 20, Lourival cobrou falta da intermediária, a zaga jequeana falhou e Rogélio sozinho fez o segundo do Brusque. Gol! JEC 5 a 2 Brusque. Aos 25, começou a cair uma forte chuva e Carlinhos Santos bateu de fora da área, após troca de passes da equipe. O arqueiro João Ricardo agarra a bola depois dela quicar no meio da área.
Aos 32, Leandro Leite, do Brusque, chutou de longe para cima. Aos 40, o time visitante de novo no ataque, João Neto cruzou e Lourival cabecea mal. Aos 44, Leandro Costa, do JEC, correu com a bola no contra-ataque, passou do tempo de tocar para Miro Bahia, e chutou de fora da área para escanteio. Leandro Costa e Miro Bahia entraram no segundo tempo nos lugares de Cris e Lima, respectivamente.
Aos 45, Renato Santos recebeu de fora da área e bateu para fora. Fim de jogo e o Joinville abre uma boa vantagem. Nas semi-finais, o Brusque também tinha perdido para a Chapecoense por três de diferença no primeiro duelo e conseguiu buscar o placar que precisava em casa. O torcedor jequeano espera que dessa vez a história seja outra.
Para a finalíssima em Brusque, o Joinville vai completo, enquanto que o time da casa terá três desfalques, todos por cartão. Valdo e Rogélio tomaram o terceiro amarelo. Enquanto que Luis Henrique conseguiu ser expulso de dentro do banco de reservas.
Torcedor pede gol de Cris
Em meio à grande torcida tricolor, o aposentado Roberval Gonçalves estava com um cartaz feito à mão. Ele pedia que o atacante Cris fizesse um gol para seu afilhado, o Marcelo. "O Cris é meu ídolo e o Marcelo também é fã dele. A minha aposta para essa partida era 6 a 1, mas, mesmo assim, gostei do jogo", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário