terça-feira, 18 de maio de 2010

Desenville discute Defesa Civil


O trabalho da Defesa Civil no município foi o tema da reunião do Conselho de Desenvolvimento de Joinville (Desenville), realizada na tarde desta segunda-feira, 17 de maio, na Sala do Colegiado da Prefeitura. O coordenador da Defesa Civil em Joinville, coronel Alvir Schneider, apresentou a missão do órgão, as ações desenvolvidas e como é sua estrutura em Joinville - são 16 funcionários, três veículos alugados e uma Estação Meteorológica no bairro Vila Nova.

Alvir também falou das obras emergenciais de Defesa Civil realizadas em 2009 em parceria com o Deinfra, Seinfra e Secretarias Regionais que resultaram na limpeza de 150 quilômetros de rios e valas. Também falou das principais emergências em 2010, como as enxurradas em janeiro; vendavais com ventos que chegaram a 100 km/h em fevereiro; chuvas fortes, enxurradas e deslizamentos em março; e novos alagamentos em abril, quando choveu 215 mm em apenas quatro dias.

Carlito explicou que está em discussão um modelo para a Defesa Civil de Joinville, e que este modelo deverá ser mais direcionado à orientação, prevenção, educação e compreender condições básicas para o atendimento à população.

A secretária chefe de Gabinete, Maria Ivonete Peixer da Silva, também falou que está na pauta do governo a criação do Fundo Municipal da Defesa Civil, e que há a possibilidade de a Prefeitura enviar a proposta de criação do fundo à Câmara de Vereadores ainda este ano. "Esta é uma pauta importante que a natureza nos impôs", destacou. Maria Ivonete ressaltou que equipamentos da Defesa Civil já foram transferidos para a Expoville, para dar melhores condições de trabalho e de agilidade ao órgão.

O vice-prefeito de Joinville, Ingo Butzke, também destacou a criação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) nos bairros, processo que está acontecendo com o apoio dos Conselhos de Segurança Pública (Consegs). No final da reunião, os conselheiros do Desenville ressaltaram a importância de ações de educação e conscientização.

foto: Kátia Nascimento/SECOM

Nenhum comentário: