sexta-feira, 21 de maio de 2010

Expogestão - Coca-Cola procurará artistas no Brasil


Palestras da Expogestão 2010 ocorrem no Centreventos Cau Hansen em Joinville

A Expogestão 2010 começou na quarta-feira e termina hoje, sexta-feira, 21 de maio, no Cetreventos Cau Hansen de Joinville. Passaram pelo palco de palestras nomes como Michio Kaku, David Neeleman, Laércio Cosentino e Jonathan Mildenhall. Esse último é Vice-Presidente Global de Marketing Estratégico e Comunicação Criativa da Coca-Cola. Entre outras informações, ele disse que antes da Copa de 2014 virá ao Brasil para procurar artistas locais para compor a comunicação da marca, assim como fez na África do Sul para esse ano.

Em entrevista coletiva, Mildenhall comentou há três anos e meio foi à África do Sul para pesquisar histórias e a cultura local para trabalhar com os temas Coca-Cola, África do Sul e futebol. Desta forma, ele encontrou K'Naan da Somália que criou o hino do refrigerante para a competição futebolística. Mildenhall fará o mesmo para o evento no Brasil.

No Brasil, a Coca-Cola tem um investimento total de R$ 1,75 bilhão e tem tido um crescimento significativo nos últimos anos. Segundo Marco Simões, vice-presidente da Coca-Cola Brasil, a empresa foca 80% do esforço na Copa do Mundo. "No Brasil, o futebol tem uma relevância para toda a faixa de consumidores", complementa Simões.

Mildenhall cita que a Coca-Cola procura pelas melhores práticas para dar uma linha da perspectiva global. Eles tentam pegar as melhores práticas de um local e leva para os outros. A empresa, tanto nacionalmente quanto globalmente, investe 12% de seu faturamento em marketing.

"Temos investimentos crescentes em mídias não tradicionais, mas nas tradicionais também não diminuímos. O nosso investimento cresce a seis anos consecutivos. No último trimestre esse percentual ficou em 12%", disse Simões.


Jonathan Mildenhall, Vice-Presidente Global de Marketing Estratégico e Comunicação Criativa da Coca-Cola

Mildenhall comentou que na Índia 87% é gasto em televisão e a comunicação precisa ser mais flexível e inspiradora. Em comparação, no Reino Unido, esse percentual fica em 27% para a internet e 24% para a TV. No geral, 70% é investido em campanhas com comprovada resposta, 20% em mídias inovadores mas com alguma resposta e 10% em ideias sem ideia do que ocorrerá.

Jonathan Mildenhall palestrou às 8h20min dessa sexta-feira, 21 de maio, sobre "A estratégia criativa da marca mais valiosa do mundo". Às 16h30min, sobe ao palco Edward Prescott, prêmio Nobel de Economia de 2004, apresentando "O novo ciclo econômico mundial pós-crise".

Em coletiva, Prescott comentou que "o mercado dos Estados Unidos é muito volátil, mas do Brasil é mais". Mas, se se poupar pensando a longo prazo, não precisa se preocupar. Leva muito tempo para ter o investimento da aposentadoria de volta. "A Grécia é um alerta para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Ele está tentando centralizar quando a estratégia deveria ser descentralizar. Você pega um pedaço maior de uma torta menor. Mas os políticos têm o costume de ignorar a ciência econômica", afirmou.

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