quinta-feira, 27 de maio de 2010

Censo Escolar nas instituições estaduais


Até o dia 31 de agosto, as escolas da rede pública estadual começam a coletar informações para o Censo Escolar da Educação Básica 2010. Os dados devem ser incluídos no sistema educacenso, disponível no site do Ministério da Educação (MEC).

As informações sobre alunos, professores e a própria escola auxiliarão na definição e implantação de políticas públicas educacionais e na distribuição de recursos financeiros para diversos setores: alimentar, transporte, livros, uniformes, construção de bibliotecas e projetos como: o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Programa Dinheiro Direto na Escola, entre outros.

Desde 2007, a coleta do Censo Escolar da Educação Básica é feita de forma individualizada, e não mais agregando escolas, explica o gerente de Sistema de Registro Escolar e Estatística da SED, Edson Dirksen.

“Dessa forma, a escola passou a informar, além do número de alunos matriculados, dados detalhados de cada aluno: nome completo, data de nascimento, sexo, cor/raça, nome dos pais, naturalidade, endereço residencial, necessidades de atendimento escolar diferenciado, utilização de transporte público, necessidades educacionais especiais e rendimento escolar do ano interior”, detalha o gerente

O censo também compreende informações sobre infraestrutura, equipamentos, participação em programas federais, alimentação escolar, níveis de ensino (creche, pré-escola, fundamental, médio e profissional), utilização do material didático, atendimento educacional especializado, e outros.

O Censo Escolar de 2009 revelou que Santa Catarina tinha 650 mil alunos matriculados na educação básica da rede pública estadual. Também mostrou que o atendimento a crianças e jovens com idade entre sete e 14 anos chegou a 87% no Estado. Já nas redes públicas federal e municipal de ensino havia 9.441 e 648.692 alunos matriculados.

foto: Ronaldo Candido - arquivo

Nenhum comentário: