Desenvolvida ao longo de anos de experiência de Suely Machado, “Criação do Gesto” representa e concentra os fundamentos do trabalho técnico e da filosofia artística do Grupo Primeiro Ato, de Belo Horizonte, que vem fazendo um trabalho significativo na formação de profissionais da dança. “O objetivo é trabalhar o indivíduo em suas diferentes qualidades, sensibilizando-o, tornando-o consciente do seu corpo, desenvolvendo sua capacidade de escuta para o outro e ampliando sua atuação no espaço e suas possibilidades para improvisação e criação”, explica a coreógrafa.
As técnicas de movimentação da dança contemporânea que trabalham o corpo focando o esqueleto, seu peso, sua capacidade articulatória e sua integração com os sistemas orgânicos e musculares, compõem a abordagem técnica da oficina. Além disso, o trabalho exercita a preparação cênica do bailarino através de práticas e jogos que estimulam o ritmo, a concentração, a sensibilização dos órgãos do sentido, a ocupação do espaço e a participação no coletivo. Sem dúvida uma experimentação dinâmica e prática da criatividade, do ritmo e da sensibilidade humanas.
Suely Machado
A professora e coordenadora da oficina “Criação do Gesto” é bailarina e coreógrafa formada em Dança Moderna, graduada em Psicologia (PUC/MG), com especialização em Coreoterapia e Psicomotricidade e curso de extensão em Pedagogia do movimento para o ensino da dança (Escola de Belas Artes/UFMG).
Fundadora e diretora do Grupo de Dança 1º Ato e do 1º Ato Centro de Dança desde 1982, possui extenso currículo de cursos com expoentes da dança nacional e internacional. É presidente da Associação Mineira de Dança Artística e Acadêmica - UNIDANÇA, desde 1996, e integrante do Conselho Artístico do Festival de Dança de Joinville.
Dança Comunidade
O Dança Comunidade é um projeto de responsabilidade social do Instituto Festival de Dança de Joinville, realizado há sete anos em parceria com as secretarias municipais de Educação e Assistência Social de Joinville. A ação é voltada para jovens da comunidade com o objetivo de aproximá-los da arte da dança, promover a inclusão cultural e ampliar seus horizontes. O projeto é dividido em duas vertentes: Dança em Projetos Sociais e Dança Educação.
Durante o Festival esses pré-adolescentes participam de experimentações, assistem aos espetáculos e ainda têm a possibilidade de interagir com os grupos da Mostra Competitiva. No ano passado, o Dança Comunidade atendeu 360 jovens da periferia de Joinville ou em situação de risco.
Serviço
Oficina “Criação do Gesto – Como Trabalhar a Dança em Projetos Sociais”
Data: 15 e 16 de maio
Horário: 14h às 17h
Local: Escola Municipal de Ballet da Casa da Cultura de Joinville
Realização: Instituto Festival de Dança de Joinville / Fundação Cultural de Joinville / Escola Municipal de Ballet
Quanto: inscrições gratuitas e limitadas
Mais informações:
- IFDJ, com Thuanne, pelo telefone 3423-1010 ou
cursos@festivaldedanca.com.br
- Escola Municipal de Ballet, com Angélica, pelo telefone 3433-2266 ou
Nenhum comentário:
Postar um comentário