A Banda do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville participa no próximo domingo, 16 de maio, de uma edição da série Concertos Matinais. A apresentação acontece na Sociedade Cultural Lírica, na rua Max Colin, 1.483, às 10h30min, com entrada gratuita. O evento também vai marcar a instalação do Ponto de Cultura na corporação de bombeiros voluntários de Joinville.
Projeto do governo federal, por meio do Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, o Ponto de Cultura é uma ação de desenvolvimento social que acontece em todo o Brasil. Em 2009 a Banda dos Bombeiros foi selecionada na categoria "Pólo de Produção Musical", recebendo recursos para o trabalho de formação de crianças e adolescentes por meio de atividades artísticas que estimulem o crescimento cultural e a cidadania.
Durante três anos de duração do programa, o Ponto de Cultura vai envolver atividades todas as sextas-feiras pela manhã e a tarde na unidade central do Corpo de Bombeiros Voluntários. O regente da Banda, maestro Voldis Eleazar Sprogis, explica que a proposta é ensinar música e repassar orientações sobre a atividade dos bombeiros, contando com uma estrutura dotada de recursos multimídia para estudos, em cursos de preparação instrumental e em uma oficina de manutenção e consertos de instrumentos.
"Um dos objetivos estabelecidos nos editais de seleção dos Pontos de Cultura é a oportunidade de geração de emprego e renda por meio das iniciativas apoiadas. A oferta de novas vagas e cursos para a formação de músicos permite ao participante integrar a banda de maneira voluntária e ao mesmo buscar espaço no mercado como músico profissional. Com a oficina de manutenção e consertos resolvemos uma dificuldade que hoje enfrentamos com instrumentos que precisam de cuidado, onde não contamos com profissionais capacitados, além de também abrir espaço para essas pessoas atuarem na área", assinala Voldis.
Com 120 integrantes divididos nos grupos de adultos, mirins e no corpo coreográfico, a Banda do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville desenvolve uma série de atividades didáticas e apresentações em solenidades. Hoje, entretanto, a banda se caracteriza como um grupo de metais. Voldis Sprogis acredita que a formação de músicos em instrumentos como flauta transversa, saxofone, clarinete e percussão pode no futuro resultar na mudança para uma banda sinfônica. "Seria uma conquista expressiva que viria ao encontro do que imaginamos para a corporação", diz, otimista.
Programa
Banda do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville
- Free World Fantasy
Jacob de Haan
- Be Still, My Soul
Camp Kirklamd
- Garota de Ipanema
Tom Jobim / Vinícius de Moraes
- My Way
Jacques Revaux, Claude Franco e Gilles Tebba
- Enjoy the Music
Thomas Doss
- Livin' on a Prayer
Jon Bon Jovi, Richie Sambora, Desmond Chile, arr. Paul Murth
- Bring me to life
Ben Moody, Amy Lee e David Hidges - arranjo de Ralph Ford
- Dancing Days
Nelson Mota, arr. Jota Lugal
- Stadium Jams
Enter Sandman - gravado por Metallica
Back in Black - gravado por AC/DC
Kernkraft 400 - gravado por Zumbie Nation
Sharp Dressed Man - gravado por ZZ Top
Direção musical: Voldis Eleazar Sprogis
Direção auxiliar: Geraldo Garcia da Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário