Trainees que ingressaram no ano passado em imersão de KitchenAid
A Whirlpool Latin America abre na segunda-feira, 17 de maio, as inscrições para seu Programa de Trainee 2011. A empresa atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid. Para participar, o candidato precisa ter se formado entre dezembro de 2008 e dezembro de 2010 em áreas como vendas, administração, psicologia, direito, manufatura, tecnologia, marketing, finanças, logística e suprimentos, entre outros.
O objetivo da empresa é atrair, reter e desenvolver jovens talentos que tenham potencial para atuar como líderes na organização, no curto e médio prazo. Para se inscrever, basta acessar o site www.whirlpool.com/jovenstalentos. O prazo termina no dia 24 de junho.
Para atrair ainda mais os candidatos, este ano, a companhia ampliou as ações de interatividade em redes sociais como o Twitter, Facebook, LinkedIn e Orkut e intensificou sua divulgação com a campanha 'A gente sempre fez parte da sua vida. Venha fazer parte da nossa'. Os insights dos trainees, aprovados na edição passada e que já estão atuando na empresa, serviram de matéria-prima para a definição das ações de comunicação elaboradas pela agência Zebra Deluxe.
Estão previstas ativações das marcas nas principais universidades do País e palestras com o presidente da Whirlpool Latin America, José A. Drummond Jr., que trará um pouco da realidade do negócio e da liderança no setor onde atua, com perspectivas futuras e de mercado.
Entre as novidades do processo seletivo deste ano, estão previstas atividades interativas via redes sociais. A proposta é que para solucionar um determinado desafio, o jovem tenha que buscar, dentro da própria rede de candidatos, os parceiros com perfis adequados para o desenvolvimento de seu trabalho. Também será feita a chamada 'avaliação de brevês', para mensurar o quanto o candidato está alinhado ao modelo de liderança e aos valores da empresa.
Para os jovens aprovados, além dos treinamentos, eles passarão por um processo de coaching com os respectivos gestores e serão avaliados por um sistema que mensura e monitora os resultados, o Programa de Monitoramento de Performance - PMP. Durante a integração inicial - três meses nas diversas áreas da companhia e 45 dias nos pontos de venda interagindo com vendedores e consumidores - os trainees terão a oportunidade de entender toda a cadeia de valores, e serão desafiados a sugerir melhorias no processo.
A alocação nas diferentes áreas da empresa acontecerá após uma avaliação das características de cada um. Ao término da formação, o jovem que obtiver resultados extraordinários fará uma temporada de aprendizado 'summer job', em uma planta da Whirlpool na Europa ou Estados Unidos.
A carga horária de desenvolvimento para essa edição será de 290 horas, sendo 111 horas na Escola de Líderes. "Este tempo de treinamento é 84% superior ao de 2009 e maior que o tempo de treinamento aplicado a alguns executivos da empresa, como os de gerência", explica Nathalie Tessier, diretora de Recursos Humanos, New Profit Pools e Serviços da Whirlpool Latin America.
Diferente das demais edições do Programa de Trainee, os jovens que ingressarem na empresa este ano também terão como parte de seu escopo desenvolver um projeto para o Instituto Consulado da Mulher, principal ação social da Whirlpool, liderada pela marca Consul.
Ao ingressar no programa, o jovem contará com os benefícios concedidos aos trabalhadores da empresa, como vale-refeição, plano de previdência privada, plano de saúde, vale-transporte ou estacionamento, entre outros.
Programa de Trainee Whirlpool Latin America
Nos últimos seis anos, ingressaram na empresa 103 trainees. Desse total, 70% permanecem na companhia. São quatro executivos, 23 chefes, dois expatriados e 43 analistas. O resultado dos projetos, desenvolvidos pelos trainees, nos últimos três anos, foi de R$ 62 milhões.
"O objetivo da empresa é que em 2014, quando o programa de trainee completar 10 anos, ex-trainees já estejam ocupando, no mínimo, o cargo de gerência geral. Para isso, a empresa tem aumentado, anualmente, as verbas para o programa", afirma Nathalie Tessier. Segundo ela, este ano a Whirlpool dobrou o valor de investimento por trainee.
Programa de Estágio
A Whirlpool Latin America também está com inscrições abertas para candidatos a vagas de estágio, com início programado para o segundo semestre deste ano. Há oportunidades em diversas áreas da empresa nas unidades de Joinville, São Paulo (SP) e Manaus (AM). Com duração de um ou dois anos, o programa desenvolve habilidades e competências por meio de experiências e desafios, com o acompanhamento ativo do gestor imediato, que fica responsável pela orientação e feedback aos jovens.
Na Whirlpool, os estagiários também têm metas que são registradas no Programa de Monitoramento de Performance (PMP). Em cada ano de estágio, os jovens realizam um projeto especial que tenha impacto no resultado da companhia, atrelado às metas de sua área. Ao longo do programa, o estagiário recebe semanas de treinamento, de acordo com as competências técnicas e comportamentais que precisam ser desenvolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário