sábado, 8 de maio de 2010

Vacinação contra a Gripe A chega à última etapa nesta segunda-feira

Começa no sábado, 8 de maio, a vacinação contra a Gripe A (H1N1) para as pessoas com idade entre 30 e 39 anos. Em Santa Catarina, esta faixa etária corresponde a cerca de 950 mil pessoas. A vacina também permanece sendo oferecida, até o dia 21 de maio, para quem é gestante, tem entre 20 e 29 anos, tem doença crônica, é indígena aldeado ou atua na área da Saúde.

Como Joinville já alcançou as metas de imunizar 80% das crianças de 6 meses a 2 anos e doentes crônicos, apenas serão vacinados contra a gripe A desse grupo bebês que completaram recentemente os 6 meses e idosos com doenças crônicas. Já a vacina contra a gripe comum (sazonal) segue sendo exclusiva para pessoas com mais de 60 anos. A campanha de vacinação encerra no dia 21 de maio.

As nove regionais de saúde, os três shoppings: Joinville Garten Shopping, o Mueller e o Cidade das Flores, os supermercados Big (Beira-rio e shopping Americanas), os Angelonis (Ministro Calógeras e João Colin), o Giassi e a Magazine Luiza são os lugares que estarão vacinando em horários diferenciados.

Conforme aponta o “vacinômetro” da Vigilância Epidemiológica Estadual, os únicos grupos prioritários que ainda não atingiram, em Santa Catarina, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, para vacinar 80% do público-alvo, são o das gestantes e o dos portadores de doenças crônicas com idade inferior a 60 anos.

A vacinação é gratuita para quem está em uma das seguintes condições:

Pessoas com grande obesidade (Grau III);

- Indivíduos com doença respiratória crônica desde a infância (ex.: fibrose cística, displasia broncopulmonar)

- Indivíduos asmáticos (portadores das formas graves, conforme definições do protocolo da Sociedade Brasileira de Pneumologia)

- Indivíduos com doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (ex: distrofia neuromuscular)

- Pessoas com imunodepressão por uso de medicação ou relacionada às doenças crônicas

- Pessoas com diabetes

- Pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias crônicas com insuficiência respiratória crônica (ex.: fibrose pulmonar, sequelas de tuberculose, pneumoconioses)

- Pessoas com doença hepática: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral

- Pessoas com doença renal: insuficiência renal crônica, principalmente em doentes em diálise

- Pessoas com doença hematológica: hemoglobinopatias

- Pessoas com terapêutica contínua com salicilatos, especialmente indivíduos com idade igual ou menor que 18 anos (ex: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki)

- Pessoas portadoras da síndrome clínica de insuficiência cardíaca

- Pessoas portadoras de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica: Hipertensão arterial pulmonar; Valvulopatia

- Pessoas com cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular (fração de ejeção do ventrículo esquerdo [FEVE] menor do que 0.40)

-• Pessoa com cardiopatia hipertensiva com disfunção ventricular [FEVE] menor do que 0.40

- Pessoa com cardiopatias congênitas cianóticas

- Pessoas com cardiopatias congênitas acianóticas, não corrigidas cirurgicamente ou por intervenção percutânea

- Pessoas com miocardiopatias (Dilatada, Hipertrófica ou Restritiva)

- Pessoas com pericardiopatias.

Nenhum comentário: