segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Cassação! O pesadelo de LHS está de volta

Rogério Giessel – rogeriogiessel@hotmail.com

O processo de cassação que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, deu sinais de que poderá vir a tona em uma erupção catastrófica para o governador Luiz Henrique da Silveira. O processo apresentou movimentação no último final de semana e fez a cúpula do PMDB correr contra o relógio. A citação do vice-governador, Leonel Pavan (PSDB), veio na sexta-feira, dia 22, a uma velocidade não esperada pelo Centro Administrativo, e dá ao vice apenas três dias para apresentar sua defesa.

Segundo informações veiculadas na imprensa, a ordem no Centro Administrativo, era informar ao oficial de justiça do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, em uma possível visita a Pavan, que ele não estaria na capital durante essa semana. Porém, primeiramente a citação veio via fax, para a qual não ouve confirmação de recebimento. O governo esperou então pelo tal oficial de justiça, mas, a surpresa veio mesmo é por correspondência registrada (A R) e não houve como fugir do chamado da justiça.

A dúvida gerada no meio político catarinense, foi em função da suposta fuga de Leonel Pavan da citação que determinou que sua defesa fosse apresentada em três dias. Foi o próprio Leonel quem exigiu o direito de defesa. Consta que a “desculpa” acordada era de que Pavan estaria cumprindo agenda no Oeste do Estado. Entretanto, o vice-governador foi informado por telefone sobre sua delicada situação, no sábado pela manhã, dia 23, em Balneário Camboriu.

Leonel Pavan viajou as pressas para Brasília, na madrugada da última terça-feira, dia 26, em companhia do secretário da Coordenação e Articulação Ivo Carminati. A dupla se encontrará com os advogados do vice e de LHS. Carminati já manteve contato com o defensor de LHS, o advogado Henrique Neves da Silva, que poderá também defender Leonel Pavan. O processo volta agora ao gabinete do ministro relator Felix Fischer. LHS que está em viagem pela Europa e retorna apenas na próxima semana, ligou para Pavan para tranqüiliza-lo.

Nenhum comentário: