quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Mais um recém-nascido é salvo pela PM em Joinville


Na manhã dessa segunda-feira (18) mais uma criança foi salva por um Policial Militar via telefone, após se engasgar com leite materno. Pela terceira vez, o policial militar, soldado Juarez França dos Santos, atendeu uma ligação desse tipo e conseguiu salvar a vida de um bebê.

Dessa vez, a vítima foi Tainá Mota Galvão, de apenas seis dias. A mãe da menina, Zélia Galvão, de 28, havia acabado de amamentar quando percebeu que a menina ficou com a pele roxa e parou de respirar. Imediatamente a mãe ligou para o 190, e mais uma vez o Soldado França atendeu a ligação e orientou os procedimentos.

Quando a ambulância dos paramédicos chegou, a pequena Tainá já estava fora de perigo. Mesmo assim a criança e a mãe foram conduzidas pelo helicóptero Águia 01, do Graer, até o hospital para a avaliação médica.

Confira dicas para evitar o afogamento do bebê:

- Durante a amamentação, a criança deve ficar com a cabeça na parte interna do cotovelo da mãe, e a barriga do bebê deve ficar encostada na barriga da mãe.

- Depois de amamentar, deixe a criança no colo, com a cabeça acima dos ombros da mãe, até ela arrotar. Neste período devem ser realizadas algumas capotagens leves nas costas do bebê.

- Deitar a criança no berço de forma lateral e inclinada, de maneira que a cabeça fique acima da linha do estômago.

- Em caso de afogamento, ligue para o 190 e peça orientação.

Nenhum comentário: