quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Equipes recuperam caixas-pretas de avião acidentado em Madri



da Folha Online



Os homens que trabalham na equipe de resgate às vítimas do acidente com um avião da Spanair que aconteceu por volta das 15h desta quarta-feira (10h em Brasília) no aeroporto de Barajas, em Madri (Espanha), já recuperaram as caixas-pretas, segundo informações da agência de notícias Efe.

Não há informações sobre o estado dos equipamentos, que registram dados do vôo.

Testemunhas ouvidas pelo jornal espanhol "El País" afirmaram que o motor esquerdo do avião pegou fogo durante o procedimento de decolagem. O piloto, então, teria realizado o pouso emergencial. Testemunhas também disseram que a aeronave ficou partida ao meio. Há suspeitas de que a aeronave tenha tido falhas antes de decolar, uma vez que sua saída atrasou cerca de duas horas.

Conforme a Efe, um juiz de Madri determinou o início imediato de uma investigação sobre as causas do acidente e foi, com uma comissão de funcionários, apoiar o registro dos mortos.

Para auxiliar nas investigações, a NTSB (Conselho Nacional de Segurança em Transporte, em inglês), dos Estados Unidos, envia uma equipe de quatro profissionais à noite.

É costume da NTSB oferecer suporte a investigações de acidentes aéreos em outros países. No Brasil, ela colabora com as investigações do acidente com o vôo 1907 da Gol, que deixou 154 pessoas mortas em 29 de setembro de 2006. Ninguém sobreviveu. Na ocasião, o avião da companhia brasileira bateu no ar contra um jato Legacy dos EUA.

Nenhum comentário: