sábado, 29 de novembro de 2008

Ex-jogadores e artistas fazem evento em prol de Santa Catarina

JOGO COM CELEBRIDADES FAZ PARTE DA II CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS
DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


03 de dezembro é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para comemorar esta data o CONADE (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência), e a CORDE (Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - ambos ligados à Presidência da República), com o apoio do GDF, prepararam uma grande festa! Na verdade um grande show, ou melhor, show de bola!

Organizado ex-goleiro da Seleção Brasileira de Futebol, Paulo Victor, hoje, Embaixador da Campanha da Acessibilidade, o jogo de futebol receberá várias celebridades, como os cantores Leonardo, Fagner, o ator Marcos Frota, os jogadores Tafarel, Paulo Roberto, Éder, Roberto Dinamite, Dunga, Jorginho, Careca, Alexandre Torres, Vampeta, Paulo Isidoro, além da participação de 10 atletas paraolímpicos. Todos unidos por um só objetivo: Acessibilidade. Como a própria campanha diz: "Acessibilidade, siga essa Idéia!", pela igualdade entre as pessoas, num mundo sem barreiras.

A entrada para o jogo é franca. Todas as pessoas estão convidadas, basta cada pessoa levar 1 kg de alimento não perecível, ou agasalhos para as vítimas desabrigadas do Estado de Santa Catarina.

O Jogo das Celebridades para a Acessibilidade está incluso num outro grande acontecimento, que acontecerá entre os dia 01 a 04 de dezembro em Brasília, no Centro de Convenções Brasil XXI. É a II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Neste evento, que possui poder deliberativo, serão analisados os obstáculos e avanços da Política Nacional para a Integração e Inclusão das Pessoas com Deficiência, em todos os âmbitos da sociedade, que, nos últimos tempos tiveram grandes avanços, o que não significa estar completa, pois ainda é preciso ultrapassar várias barreiras.

A data foi escolhida a dedo. 2008 é um ano marcado por amplo debate na área dos direitos humanos no Brasil, uma vez que comemoramos os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o lançamento da Agenda Social pelo Presidente da República e a ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU.

Com o objetivo de analisar os avanços e discutir estratégias, criou-se o tema: "Inclusão, Participação e Desenvolvimento: Um Novo Jeito de Avançar", para debater as propostas que farão com que a inclusão aconteça não só de direito, mas de fato, em todos os espaços da sociedade.

Este debate não pode se limitar apenas ao movimento em defesa das pessoas com deficiência, mas também envolve toda a sociedade civil e os gestores públicos. A participação da imprensa é indispensável nesse processo, pois, as políticas públicas se fazem de forma democrática, com todos e para todos.

A II Conferência Nacional foi precedida por conferências e fóruns estaduais, municipais e distrital e será coordenada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência - CONADE, em articulação com a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - CORDE, órgãos da estrutura da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República- SEDH/PR.

Durante os meses de julho, agosto e setembro o Brasil inteiro discutiu, durante as etapas municipais e estaduais os documentos mais atuais de defesa de direitos das pessoas com deficiência e a rede de conselhos de direitos da pessoa com deficiência consolidou essas propostas para a etapa nacional.

O primeiro e mais importante documento é a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Aprovada pela ONU no final de 2006, a Convenção começou a vigorar internacionalmente em 3 de maio de 2008 e no Brasil, sendo ratificada em tempo recorde, com equivalência à emenda constitucional por meio do Decreto Legislativo no. 186, de 09 de julho de 2008.

O segundo documento é o Programa de Ação para a Década das Américas pelos Direitos e pela Dignidade das Pessoas com Deficiência (2006-16). Aprovada em Assembléia Geral da OEA em 5 de junho de 2007.

Finalmente, como primeiro grande esforço governamental no sentido de impulsionar a acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência a nível nacional, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva lançou em outubro de 2007 a Agenda Social, um apanhado de ações e intervenções que pretende atingir um grande número de pessoas com deficiência.

Os eixos temáticos discutidos nesta conferência serão saúde e reabilitação profissional;
Educação e trabalho; e Acessibilidade.


Fonte: Assessoria de Imprensa do evento.

Nenhum comentário: