quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Não há um plano para o setor automobilístico, diz senador

Postado por: Rogério Giessel

O líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, afirmou hoje que não existe por enquanto nenhum plano para ajudar o setor automobilístico, pouco depois de senadores republicanos e democratas terem anunciado um acordo sobre um plano de resgate.

"Trabalhamos duro para chegar a um consenso, e ninguém se esforçou mais que os senadores do Michigan (estado onde ficam várias usinas de produção de carros). Eles prepararam um acordo suprapartidário, mas infelizmente a triste realidade é que nenhum plano ainda foi concebido para ser aprovado pela Câmara dos Representantes e pelo Senado, e enviado ao presidente em seguida", declarou Harry Reid nesta quinta-feira durante uma entrevista coletiva no Capitólio.

Ele ressaltou que os presidentes das três grandes montadoras americanas (Ford, General Motors e Chrysler) terão outra oportunidade para apresentar propostas para o setor, e disse que o Congresso poderá estudar novamente a questão em dezembro.

"Pedimos que eles apresentem um plano ao Congresso, ao mais tardar no dia 2 de dezembro", acrescentou.

Os democratas pretendem em seguida voltar ao plenário para "ajudar a indústria automobilística" na semana de 8 de dezembro.

"Chegamos a um acordo sobre uma posição que vai além dos conflitos partidários, baseada em empréstimos de até US$ 25 bilhões para o setor automobilístico", declarou um deles, o senador democrata Carl Levin, do Michigan (norte dos EUA).

Entretanto, este plano parece estar fadado ao fracasso, como deram a entender os líderes democratas.

JB On line

Nenhum comentário: