quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Ideli tenta agilizar empréstimos para catarinenses


Trânsito: Na foto a senadora Ideli conversa com o senador tucano Tasso Jereissati (CE), no plenário do Senado.


A senadora Ideli Salvatti (PT) está usando sua influência junto ao governo Lula para agilizar a liberação de empréstimos à população que perdeu suas casas. Confira abaixo as ações solicitadas pela senadora Ideli Salvatti junto ao presidente Lula:

1 - Ampliar o limite para saques no FGTS em casos de emergência de cinco salários mínimos para até 10 salários mínimos.

2 - Admitir que saques sejam feitos no prazo menor do que 12 meses, atualmente em vigor, para aqueles trabalhadores que pertençam aos municípios que já sofreram enchentes pela segunda vez este ano.

3 - Que se tomem medidas para simplificar a burocracia de forma a acelerar a liberação dos recursos para as vítimas das enchentes no estado.

4 – Verba para a Celesc: “O presidente já solicitou também ao ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, que tome providências para liberar o financiamento para a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) enfrentar os danos causados pelas enchentes no Estado”, informou a senadora.

5 – Confirmar que a Caixa Econômica Federal disponibilize crédito de R$ 1,5 bilhão para financiamento de imóvel novo, na planta, ou usado; linhas de crédito para a agricultura; seguro habitacional; construcard e producard (produção) e atendam todas as faixas de renda.

6 - Que o banco, que é gestor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), autorize saques do fundo, inclusive para as pessoas que fizeram retiradas num prazo menor que doze meses.

Para que essas alterações no FGTS entrem em vigor rapidamente, segundo explicou Ideli, é necessário que o governo baixe um decreto com as mudanças. E esse foi o pleito levado ao presidente Lula no final da tarde desta quinta-feira, assim que Ideli saiu da reunião na CEF. No Palácio do Planalto, Ideli foi acompanhada do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique.

Ideli também entrou em contato com o ministro Patrus Ananias, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, pedindo a antecipação do pagamento para as famílias de baixa renda beneficiárias do programa Bolsa Família. Esse pedido ela reforçou com o presidente Lula.


Ricardo Wegrzynovski
Gazeta de Joinville / Brasília - com informações da assessoria de imprensa da senadora Ideli Salvatti.

Nenhum comentário: