segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Ideli e LHS percorrem enchentes em Santa Catarina



Apesar da falta de integração e comunicação entre os assessores da senadora Ideli Salvatti, em Brasília, de uma forma ou de outra a gente acaba descobrindo o que a senadora anda fazendo. Diferente da assessora Maria Neves, que disse não ter a menor idéia do que a senadora está fazendo, a assessoria de imprensa da liderança do PT soltou a nota abaixo, que fala tanto dos alagamentos como da agenda da senadora.

Ricardo Wegrzynovski
Gazeta de Joinville / Brasília

Nota:
A líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), afirmou nesta segunda-feira (24) que presidente Lula determinou que o governo dê atenção especial à situação de Santa Catarina, castigada pelas fortes chuvas. Segundo ela, o governo deverá editar uma Medida Provisória liberando recursos para o estado, já que o Ministério da Integração não dispõe de orçamento. “Ainda não há definição de valores, pois os levantamentos dos prejuízos estão sendo realizados. O Secretário Nacional de Defesa Civil, Roberto Guimarães, já está em Santa Catariana e permanecerá por tempo indeterminado no estado”, disse Ideli.

Por conta de o governo de Santa Catarina ter decretado “estado de emergência”, a líder do PT suspendeu sua agenda em Brasilia para acompanhar a situação. Ideli e o governador Luiz Henrique percorerram nesta segunda-feira vários municípios atingidos, principalmente os do Vale do Itajaí, onde a situação é crítica.

A senadora destacou que, neste momento, o mais urgente é a ajuda humanitária. Ela informou que o governo federal já tomou as providências para liberar kits de socorro que estão sendo enviados ao estado, inclusive do Rio Grande do Sul e do Paraná. "O importante é retirar as pessoas das áreas de risco para evitar mais vítimas, e fazer ações para diminuir o sofrimento das pessoas atingidas por esta que é uma das maiores tragédias que Santa Catarina já viveu", disse.

A próxima etapa, segundo Ideli, será contabilizar os prejuízos para fazer a reconstrução das áreas. A líder disse que irá acompanhar o governador na vistoria das áreas atingidas para fazer um relatório completo ao presidente Lula e aos ministros.


Ajuda da Petrobras

A senadora aproveitou a audiência que teve nesta segunda-feira com o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, para pedir ajuda ao estado. A empresa já colocou à disposição das autoridades equipamentos que possui na região, como helicópteros, botes, entre outros.

Ideli também se reuniu com a diretora de petróleo e gás da empresa, Maria da Graça Foster, que confirmou que o abastecimento de gás para a indústria em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul continuará suspenso durante o período de conserto dos estragos após a explosão em um ponto do gasoduto Brasil-Bolívia. Segundo a senadora, os deslizamentos envergaram os dutos, provocando pequenos vazamentos de gás que se acumularam e provocaram a explosão.

Segundo a Defesa Civil, foram confirmadas até a tarde desta segunda-feira 49 mortes, sendo 13 em Blumenau, quatro em Luiz Alves, seis em Jaraguá do Sul, 14 em Ilhota, duas em Rancho Queimados, quatro em Rodeio, duas em Benedito Novo. Outras cinco foram registradas nas cidades de Pomerode, Brusque, Gaspar, Guaratuba (PR) e Bom Jardim da Serra.

A Defesa Civil registrou 7.425 desalojados (os que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares) e 14.584 desabrigados (pessoas que precisam dos abrigos públicos). Cerca de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas.

Em relação às rodovias federais interditadas, o superintendente do DNIT, João José dos Santos, informou que há recursos disponíveis para as obras necessárias à normalização do tráfego na BR-470 (Gaspar), BR-282 (Águas Mornas) e BR-101 Sul (Morro dos Cavalos). A perspectiva é que as obras sejam concluídas entre três e sete dias, de acordo com as condições climáticas.

Sobre o comprometimento de dois berços do Porto do Itajaí, a Secretaria Especial de Portos estuda a situação e deve se pronunciar sobre as medidas necessárias rapidamente, segundo a senadora.

Voto de Pesar

Ideli agradeceu a manifestação do senador Paulo Paim (PT-RS) que, da tribuna do Senado nesta segunda-feira, apresentou voto de pesar pelas vítimas das chuvas em Santa Catarina, “em nome dos senadores pelo estado”. O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) associou-se a Paim.


Auxílio à Santa Catarina

Os dados atualizados do auxílio da Defesa Civil Nacional às vítimas das chuvas em SC são os seguintes:

Cestas de Alimentos - 12,4 mil

Colchões - 12 mil

Toalhas - 12 mil

Travesseiros - 12 mil

Cobertores - 12 mil

Kits de Limpeza - 12,4 mil

Rolos de Lona (8m x 100m) – 60



Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: