sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Fenda se abre em morro e famílias são retiradas à força em Ilhota



Sergio Sestrem
reportagemjoinville@gmail.com


O Exército e a polícia estão tendo dificuldades para convencer a população a abandonar uma área de risco localizada no Morro do Baú, em Ilhota. Em muitos casos a solução é usar a força. Muitos não querem abandonar suas residências temendo saques. Alguns chegam a apedrejar os policiais.

Por volta do meio-dia desta sexta-feira quatro pessoas ficaram soterradas em um novo deslizamento de terra no local.

“Conseguimos resgatar um sobrevivente e outras quatro pessoas ficaram soterradas”, afirmou o comandante Paulo Batista do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ilhota.

“Os morros estão derretendo como sorvete e a visão é de guerra”, afirma um socorrista. No município já foram confirmadas 29 mortes e ainda há 19 desaparecidos. Em várias oportunidades o prefeito Ademar Felisky chega a chorar pelas conseqüências da tragédia.

A região do Morro do Baú é a que mais preocupa policiais militares e civis, bombeiros e integrantes das Forças Armadas e Força Nacional dos Bombeiros neste momento. Desde quinta-feira (27), policiais militares a pé auxiliam a população a se organizar e a buscar locais mais seguros.

A estimativa do geólogo Marcelo Gramani, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), é que ocorreram quatro mil deslizamentos no Morro do Baú desde o último sábado (22).

2 comentários:

Unknown disse...

Roberto

MUDA SANTA CATARINA !
Entendemos que a natureza foi impiedosa com SC. Porem a desgraça seria bem menor se SC não fosse refém de poucos políticos que reinam e se alternam durante anos nesse estado. Praias "privativas", construções faraônicas em areas improprias,inexistencia de saneamento básico, falta total de planejamento, construções de shoppings em pântanos, corrupção e suborno. Essas coisas só ajudam a desgraça em SC.
A única saída é Santa cataruna renovar os políticos. Esses comprovadamente já mostraram o atestado de incompetência.
MUDA SANTA CATARINA !

Anônimo disse...

CONCORDO COM O QUE ESSA PESSOA ESCREVEU POIS INFELIZMENTE O PODER DO DINHEIRO E DAS INFLUÊNCIAS PELAS TROCAS DE FAVORES É LEI NESTE MEIO ENQUANTO AS PESSOAS QUE TAMBEM TEM UMA PARCELA DE CULPA FICAM A VER NAVIOS, ALIÁS A VEREM LAMA, LIXO E DESGRAÇA NA SUA VOLTA