Sergio Sestrem
reportagemjoinville@gmail.com
Policiais federais cumpriram na manhã do último dia 7 mandado de busca e apreensão expedido pela Vara Federal Única de Cáceres (MT), em uma transportadora localizada no bairro Santo Antonio, em Joinville. Não houve prisão temporária, os policiais apreenderam documentos.
A Operação, denominada Vulcano foi desencadeada em oito estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. O objetivo é desarticular uma quadrilha que lesaria o fisco federal e estadual, gerando prejuízos de R$ 600 milhões aos cofres públicos.
A investigação, iniciada em 2006, apontou para a existência de um esquema de “exportação fictícia” de insumos de cerveja e de pneus.
A transportadora joinvilense é investigada pela suposta participação em fraudes relacionadas a mercadorias nacionais destinadas à exportação, no caso pneus tipo exportação, que seriam desviados para o mercado interno, recebendo todos os benefícios fiscais como se fossem exportados, estabelecendo-se, assim, situação de concorrência desleal com os produtos regularmente destinados ao consumo interno. A empresa transportava os pneus principalmente de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário