quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Ministério das Cidades promete ajuda na reconstrução de SC


Reconstrução das cidades

O Ministro das Cidades, Márcio Fortes, afirmou hoje (26) à deputada Ângela Amin (PP) que vai se empenhar na ajuda aos prefeitos para a reconstrução das cidades destruídas pelas enchentes. Espera-se que tenham acertado também formas para amenizar os problemas de saneamento ambiental, que engloba lixo e escoamento de águas pluviais. Vale lembrar que o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, é o catarinense Leodegar Tiscoski.

Em SC

Segundo informou a assessoria de imprensa do Ministério, Tiscoski está hoje (26) em Santa Catarina. Na tarde de ontem (25), no entanto, o catarinense esteve na reunião da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, onde foram discutidas irregularidades em obras, apontadas pelo Tribunal de Contas da União – TCU, entre outros assuntos. Tiscoski na reunião de ontem esteve o tempo todo cabisbaixo, enquanto mexia num amontoado de papéis.

Ricardo Wegrzynovski
Gazeta de Joinville / Brasília


Ministro das Cidades – ações pós-enchentes

O Ministério das Cidades divulgou nota afirmando que o ministro, Márcio Fortes, vai à Santa Catarina na próxima semana. Confira abaixo o texto na íntegra:


Ministério vai apoiar reconstrução de moradias, saneamento e vias públicas

O Ministro das Cidades, Márcio Fortes, vai a Santa Catarina na próxima semana, acompanhado por equipes das secretarias de Saneamento, Habitação, Transporte e Mobilidade Urbana para avaliar com autoridades locais os danos nas áreas atingidas pelas chuvas e as medidas que podem ser adotadas em conjunto.

"Em situações como essa, o primeiro momento de atendimento está afeto às ações de defesa civil, envolvendo os Ministérios da Integração Nacional, Saúde, Defesa e Transportes, com vistas a procedimentos emergenciais para abrigo das populações, disponibilização de alimentos, água, medicamentos e reabertura de estradas", disse o ministro Marcio Fortes. “O Ministério das Cidades não tem em seus programas iniciativas desse gênero”, completou.

No momento seguinte, cessando as chuvas, baixando as águas e contido ou minorado o processo de deslizamentos, haverá possibilidade de avaliação dos prejuízos nas áreas de habitação, saneamento (água, esgoto e drenagem) e situação das vias públicas.
A partir desses dados, o Ministério das Cidades definirá o enquadramento das ações em seus programas para apoiar as obras de recuperação e reconstrução, em ação conjunta com o Estado e Municípios. Será necessário identificar áreas seguras para implementação dos projetos habitacionais.

Nenhum comentário: