domingo, 23 de novembro de 2008

A chuva em Joinville pode continuar

da redação

A maior chuva em Joinville nos últimos 20 anos causa alagamentos e prejuizos em toda a cidade. Durante a manhã e tarde de sábado, (22/08) as linhas telefônicas da Central de Polícia, e delegacias da cidade estiveram congestionadas. Centenas de ocorrências foram registradas, e o dia foi de intenso resgate de moradores ilhados em diversos pontos da cidade.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, André Schmalz, no momento, o numero de desalojados chega a 2.500 pessoas. Já o número de desabrigados é de 250 pessoas*. O coordenador, alerta: Deve chover forte ainda hoje em Joinville. Schmalz também afirmou que: "Os 70milímetros de chuva esperados para hoje, correspondem à media normal do que chove em 15dias".

Segundo o coordenador, a decretação da Situação de Emergência em Joinville dependerá de uma avaliação dos danos e de uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec). "Como a situação ainda não se normalizou, não temos como fazer estas avaliações. Nossa preocupação é atender as famílias que estão precisando", comentou.

Donativos de roupas e alimentação podem ser entregues diretamente na sede da Defesa Civil de Joinville, na rua Dona Francisca 1283, próximo ao procon. Donativos não estão sendo recolhidos nas casas pois o efetivo ainda está concentrado nos resgates.

Segundo Schmalz, mesmo sem chuva, a água ainda pode subir em alguns bairros devido à influência da maré.



TELEFONES UTEIS:

Defesa Civil: 199
Fone Serviço Defesa Civil: 34373827
Celular da Defesa Civil: (47) 99845360 (André Schmalz – coordenador)
Email defesa civil : defesacivil@joinville.sc.gov.br
Polícia: 190
Bombeiros: 193
Prefeitura de Joinville: 34313233


Saiba mais

Como são calculados os índices de chuva?
- 100 mm de chuva correspondem, conforme a EMBRAPA, 100 litros de agua distribuida em 1 metro quadrado.

Estado de Emergência ou calamidade pública?

Entenda os detalhes no site da Embrapa - www.defesacivil.gov.br/situacao/index.asp

Desalojado x Desabrigado

A diferença é uma definição da Secretaria Nacional de Defesa Civil, que está na lei. É que o desabrigado aquele que perdeu a sua unidade de habitação e está num abrigo público. O desalojado saiu de casa – não necessariamente perdeu – e não está em abrigo público. Está na casa de um parente


O fone 199 "Não atende"

Ontem, o 199 não atendeu nenhuma chamada de nossa reportagem durante todo o dia. A dica é ligar para os fones de serviço: Fone Serviço Defesa Civil: 34373827
Celular da Defesa Civil: (47) 99845360. O site da Defesa Civil de Joinville também está fora do ar.


“Está Tudo Alagado! E vai continuar assim”


Os principais bairros atingidos pela chuva são: Centro, Vila Nova, Jardim Sofia Morro do Meio e regiões de do bairro Canela, em Pirabeiraba, Rio Bonito.

O atendimento das ocorrências está sendo feito pela polícia e o corpo de bombeiros. Sargento Baumgarten, coordenador da Central de Polícia, relatou por telefone a difícil situação vivida pela população de Joinville: “Esta tudo alagado! E vai continuar assim. A água está empossada em alguns bairros”, lamentou.


Aeroporto fechado

O aeroporto de Joinville, localizado a 13 kms do centro passou o sábado fechado. A informação é de que até a manhã não havia previsão para a volta do funcionamento.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_de_Joinville

Nenhum comentário: