sábado, 22 de novembro de 2008

SANTA CATARINA EM ESTADO DE EMERGÊNCIA

Chuva leva governador de Santa Catarina a decretar situação de emergência no Estado

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), decretou neste sábado situação de emergência em todo Estado. As fortes chuvas deste mês já deixaram 746 pessoas desabrigadas ou desalojadas e obrigou prefeitos de 47 municípios a decretarem situação de emergência por 180 dias.

O alerta é para os riscos de deslizamentos e alagamentos. A Defesa Civil pede que a população evite o trânsito nos locais alagados e fique atenta a qualquer sinal de deslizamento. As regiões mais atingidas são a da chamada Grande Florianópolis e o litoral.

Na situação de emergência é permitida a compra, independentemente de licitação e formalidades legais, para, entre outros, requisitar veículos, máquinas e equipamentos de empresas e entidades privada e contratação de pessoal para auxiliar nos trabalhos emergenciais.

Com o decreto, é possível ainda solicitar recursos emergenciais do governo federal para atendimentos aos afetados. A assessoria de Luiz Henrique informou que ele telefonou neste sábado para o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) para marcar uma reunião.

Segundo o major Márcio Luiz Alves, coordenador da Defesa Civil Estadual, foi criado um grupo de ações coordenadas com representantes de todos os órgãos do governo. O intuito é que ele funcione durante 24 horas para atendimento às vítimas.

"Não adianta agora reconstruir estradas danificadas, nem adutoras [que fornecem água potável] que foram destruídas com os deslizamentos. O importante é socorrer aqueles que estão desabrigados", segundo ele.

O major Alves disse ainda que o número de prefeituras, desabrigados e desalojados pode estar subestimado. "Os prefeitos não estão conseguindo parar sequer para atender às formalidades para decretar a situação de emergência nem contabilizar os desalojados e desabrigados. O importante é atender todos, independente de sabermos quantos ou em quais municípios houve a formalização do decreto", afirma.

Ele ressaltou que entre outras coisas é importante a população racionar o uso da água, principalmente na Grande Florianópolis.

Estragos

Segundo a Defesa Civil, na Grande Florianópolis, os municípios de Florianópolis, São José, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu e Águas Mornas registraram alagamentos e deslizamentos. O km 10 da SC-431, no acesso a São Bonifácio, está totalmente bloqueado devido a um deslizamento de terra. Outra pista interditada é a BR-101, próximo ao Morro dos Cavalos, que está interditada devido a um deslizamento de terra.

Uma rocha desmoronou e interditou a avenida Ivo Silveira, em Florianópolis, que foi liberada à tarde. Entre os pontos mais atingidos pelos deslizamentos está o bairro Campeche, no sul da ilha.

No Norte e no Vale do estado as principais ocorrências foram registradas nas cidades de São Francisco do Sul, Joinville, Brusque, Camboriú, Balneário Camboriú e Blumenau.

Em Camboriú três casas foram destruídas e outras 20 sofreram avarias devido a deslizamentos de terra.

O Hospital Santa Inês, em Balneário Camboriú, foi atingido por um desmoronamento de barranco, em duas alas e na cozinha. Os pacientes foram removidos para outros setores do próprio hospital.

Em Gaspar a Defesa Civil do município comunicou a ocorrência de uma explosão de um gasoduto, provocando um buraco no asfalto, interditando a BR-470 e incendiando uma residência.

Previsão

Segund o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC), a tendência para os próximos dias é que a intensidade da chuva diminua, mas o tempo deve permanecer úmido na Grande Florianópolis e principalmente no litoral norte até a próxima terça-feira, com condições de chuva isolada.

Nenhum comentário: