quinta-feira, 13 de maio de 2010

Crianças distribuem sementes que espanta dengue


Estudantes do Colégio Adventista de Joinville estão nas praças explicando como a planta atrai libélulas devoradoras do mosquito e repele o próprio inseto

Texto: Renato César Ribeiro
Foto: Ronaldo Cândido

Como canta Armandinho em seu sucesso: “semente, semente, semente...”. É nessa balada que estão os alunos do Colégio Adventista de Joinville em suas quatro unidades. As crianças estão em cinco praças da cidade distribuindo sementes de uma planta que espanta o Aedes Aegypt, mosquito transmissor da dengue, além de atrair libélulas que comem insetos em geral. A ação ocorreu nessa manhã de quinta-feira, 13 de maio, e continua à tarde.

Na Praça Nereu Ramos, são 40 crianças e adolescentes que ficaram até as 11 horas da manhã e retornam às 14h permanecendo até as 17 horas. “Hoje entregaremos 2,5 mil pacotes de sementes. O objetivo é formar uma geração mais solidária. Mostramos para eles que podem ser úteis. Dar uma melhor condição de vida para pessoas e para o planeta”, explica Odete Garcia Pasold, diretora do Colégio Adventista da unidade Saguaçu, que está na Nereu Ramos.

O aluno Djonatan Luiz de Souza, da 9ª série, explica que a planta atrai a libélula que come insetos como o mosquito Aedes Aegypt. Ela também expele um óleo que repele o mosquito. “Para ter um bom uso, a planta deve ficar em lugar com bastante sol e bastante vento, pois o vento espalha o óleo e aumenta o local de segurança”, diz Djonatan.

A planta em questão é a Crotalária, uma leguminosa, que fica com mais ou menos 1 metro de altura, que dá flores amarelas e pode ser plantada em terrenos baldios ou na beira de rios. É essa flor que atrai libélulas que são armas biológicas contra o mosquito da Dengue.

A representante comercial Edilânia Leite passou pela praça e recebeu as sementes. “Acho uma iniciativa maravilhosa botar as crianças para fazer esse tipo de ação”, opina.

“Estamos trabalhando há quatro anos com preservação com os alunos, desenvolvendo ações e educação solidárias. É um projeto amplo, que dura o ano inteiro. Nossa palavra-chave é esperança”, informa Odete.

A programação do ano começou com uma arrecadação de agasalhos, cobertores e calçados. Foram 12 mil peças distribuídas em sociedades carentes. A distribuição de sementes é a segunda ação. A terceira etapa será “Quebrando o silêncio”, conscientizando sobre abusos cometidos contra crianças, idosos e mulheres. E a última é arrecadação de alimentos para cestas de Natal para famílias carentes.


Alunos de quatro unidades do Colégio Adventista de Joinville estão em cinco praças:

Nereu Ramos – unidade Saguaçu
Dario Salles – unidade Bom Retiro
Praça do Bosque – unidade Costa e Silva
Monte Castelo – unidade Centro
Praça da Bandeira – unidade Bom Retiro

Nenhum comentário: