sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Mostra de Piano acontece nessa terça-feira no Juarez Machado

Acontece nesse terça-feira (12) a Fundação Cultural de Joinville, junto com a Escola de Música Villa-Lobos, traz para os Recitais Especiais uma pianista de renome no estado. Vânia Eger Pontes apresenta um recital didático de piano na próxima terça-feira (12/08), às 19 horas, com entrada franca.

Desde 2004, a Escola de Música Villa-Lobos, da Casa da Cultura, apresenta artistas consagrados no Brasil e no exterior através dos Recitais Especiais. O Teatro Juarez Machado é o palco para atrações gratuitas de diversos estilos musicais.

Proporcionar o desenvolvimento musical e o espírito crítico dos alunos com experiências fora das salas de aula é o objetivo do projeto. Com a apreciação musical em recitais ao vivo com músicos convidados, os Recitais Especiais beneficiam a comunidade joinvilense por ser aberto ao público.

A atração desta terça-feira é a pianista Vânia Eger Pontes, que cursa mestrado em música pela Universidade Federal de Santa Catarina.

A pianista

Vânia Eger Pontes possui graduação em bacharelado em piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Atualmente cursa mestrado em música na sub-área de Práticas Interpretativas – Piano, na mesma universidade. Na graduação, atuou por um ano como bolsista de extensão, lecionando em oficinas de iniciação musical. Como bolsista de pesquisa, atuou por dois anos no grupo de processos músico-instrumentais. Foi orientada ao piano, no grupo de pesquisa e no trabalho de conclusão de curso pela professora Doutora Maria Bernardete Castelan Póvoas.

Vânia fez master classes com renomados pianistas como Catarina Domenici, Eduardo Monteiro, Fernando Lopes, Gilberto Tinetti, Luís Medalha, Luís Senise, Sayure Shimabuco e Rafael dos Santos. Tem participado de concursos de piano de níveis nacional e internacional, alcançou quarto lugar no concurso Latino Americano Rosa Mística - Curitiba, e terceiro lugar no Concurso Souza Lima - São Paulo, ambos em 2007. Tem publicações em importantes congressos nacionais e internacionais de música como ABEM, SIMPEMUS e SIMCAM. Como pesquisadora atua principalmente nos seguintes temas: ação pianística aliada à questões anatomo-fisiológicas, técnica, interpretação pianística e música moderna.

Nenhum comentário: