Da redação
Com assessoria
Nesta segunda-feira (11), dia de Santa Catarina, a Polícia Militar aproveita a data para a promoção de carreira de praças e oficiais. A solenidade será realizada às 10h, no pátio da 5ª Região da Polícia Militar, rua Ministro Calógeras, 605, em Joinville. A cerimônia contará com presença do Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Eliésio Rodrigues, e o Comandante da 5ª Região de Polícia Militar, Coronel Ricardo Alcebíades Broering.
Essas promoções foram expedidas por atos governamentais. Em Joinville, serão promovidos oito oficiais e dezesseis praças. Os cargos contemplados são tenente coronel, capitão, sub-tenente, major, cabo e 1° e 3° sargento.
O ex-Soldado PM Sidnei Rodrigues, recentemente falecido em serviço quando procedia o trabalho de escolta de um preso da Penitenciária Industrial de Joinville, fato de grande repercussão no Estado, será agora também promovido "post mortem", alcançando a graduação de CABO PM.
Fundação de Santa Catarina
No dia 11 de agosto de 1738, Santa Catarina foi declarada Capitania Subalterna pelo governo português. O Estado foi o primeiro governo regional estabelecido no Sul do Brasil, por desmembramento da Capitania de São Paulo. Dessa forma, a capitania ficou subordinada diretamente aos vice-reis do Brasil, no Rio de Janeiro. Eram esses que concentravam em suas mãos a grande autoridade administrativa e judiciária aos quais se subordinavam os capitães-generais. Santa Catarina constituiu-se assim como um novo posto avançado da soberania portuguesa na América do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário