Moradora Anita Abreu mostra o barranco praticamente encostado nos prédios
Vereadores e representantes de outras entidades visitam amanhã local na rua Elza Meinert que pode sofrer deslizamento
Texto: Renato César Ribeiro
Foto: Paulo Caetano
Os moradores dos blocos D1 e D2 do Conjunto Residencial Juscelino Kubitschek, na rua Elza Meinert, no bairro Costa e Silva, estão assustados com a perspectiva do morro ao lado de seu prédio desbarrancar. Várias reuniões foram marcadas, projetos foram montados e até agora nada foi resolvido. Amanhã, terça-feira, 11 de maio, vereadores e representantes de outras entidades, entre elas a Caixa Econômica Federal, irão conhecer a situação do local.
A reportagem da Gazeta de Joinville foi hoje, segunda-feira, e conferiu de perto o perigo passado pelos moradores. A moradora Anita Abreu, pensionista, de 74 anos, tem seu apartamento no D1. “Ele caiu há quase um ano e meio e está bem perto do apartamento. Ficam fazendo projetos e tudo mais, mas até agora nada saiu do papel e do computador. Na semana passada, tivemos uma reunião grande na Câmara de Vereadores e agora eles vêm aqui”, cita.
Segundo Anita, a prefeitura diz que não tem dinheiro, mas fala também que não pode colocar máquinas no terreno, por que é privado. O vereador Patrício Destro (DEM) teria garantido para ela que pode sim. “A Caixa não poderia ter vendido e nem a Prefeitura ter autorizado perto do barranco. Eles não têm engenheiros para isso?”, questiona a pensionista.
“Toda vez que chove, a gente fica com medo”, complementou.
O aposentado Juraci José da Luz, 67 anos, é outro morador que sofre o perigo. “Faz dois anos que está assim. Agora que acalmou, mas antes o barranco tinha uns quatro metros de distância, agora está batendo na janela”, afirma. “Foi conversado muito, mas até agora nada. Amanhã, eles vêm para tomar alguma posição”, espera.
Os vereadores da Comissão de Urbanismo, técnicos da prefeitura e representantes da Caixa Econômica Federal visitarão o local, onde 65 famílias e outras três de casas construídas sobre a encosta convivem com o perigo. A visita está marcada para essa terça-feira, às 14 horas.
Em todo o condomínio Juscelino Kubitschek moram mais de mil pessoas, em mais de 400 famílias. São 17 blocos com 16 apartamentos cada.
Os vereadores da comissão de Urbanismo, Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente são: Dalila Rosa Leal (PSL), Lauro Kalfels (PSDB), Alodir Cristo (DEM), João Rinaldi (PT) e Osmari Fritz (PMDB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário