De 2009 a 2008, percentual tinha ficado em 3,3% em virtude da crise. Agora, o Brasil apresenta quadro de recuperação.
Renato César Ribeiro
No final de semana do Dias das Mães, de 7 a 9 de maio, as vendas do comércio cresceram 7,2% em comparação com o mesmo período de 2009, 8 a 10 de maio. É o que revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio - Dia das Mães. De 2009 a 2008, esse aumento ficou em 3,3%. O número foi menor por causa da crise financeira. Agora, a economia brasileira já se encontra em recuperação.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta de 7,2% em dimensão nacional, registrada no final de semana, é explicada pela expansão favorável da massa salarial num ambiente de crescimento vigoroso da economia brasileira, bem como pelas condições de crédito ainda bastantes favoráveis encontradas pelo consumidor no varejo. Ou seja, a alta dos juros (taxa Selic), determinada pelo Banco Central no final de abril, não conseguiu afetar, negativamente, o ímpeto dos consumidores e nem as promoções do comércio, pelo menos para o Dia das Mães deste ano.
As vendas durante a semana do Dia das Mães (3 a 9 de maio) também apresentaram crescimento, embora em menor ritmo. De acordo com o levantamento, houve uma elevação de 3,3%, em relação à semana do Dia das Mães do ano anterior (4 a 10 de maio).
De acordo com o responsável pelo indicador, Luiz Rabi, gerente de indicadores de mercado da Serasa Experian, em 2009, houve um pequeno aumento, mas, mesmo assim, um aumento porque o varejo sempre cresce mesmo em crise. Foi feito uma pesquisa com os varejistas antes do Dia das Mães e eles esperavam vender 5,3% a mais. Portanto, o percentural de 7,2% supera as expectativas.
“A tendência é o varejo continuar crescendo e deve ficar na casa dos 10% nesse ano. O primeiro semestre ficou em 13%. Com o fim da isenção do IPI e a subida de juros, o segundo semestre deve ficar em 9%”, avalia Luiz.
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