A Polícia Federal (PF) adquiriu quatro portais para escaneamento corporal de passageiros em situação suspeita, body scans, para reforçar a segurança nos aeroportos brasileiros. Os aparelhos foram distribuídos para Manaus, Recife, Guarulhos/SP e Galeão/RJ e entrarão em operação neste mês de maio.
Os body scans foram doados à PF pelo governo dos Estados Unidos por meio de acordo de cooperação firmado com o governo brasileiro para enfrentamento do tráfico transnacional de drogas ilegais.
O uso dos body scans permitirá detectar drogas, armas, explosivos e outros objetos suspeitos transportados pelos passageiros. Ao passar pelo portal do aparelho, é gerada uma imagem da estrutura orgânica e óssea da pessoa que permite a identificação de objetos suspeitos escondidos sob as roupas do passageiro ou introduzidos no interior de seu corpo.
A aquisição dos body scans foi previamente autorizada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que comprovou ser inofensivo à saúde humana. O nível de radiação emitida pelo aparelho está muito abaixo dos limites internacionais de segurança. Equipamentos semelhantes são utilizados em vários países para reforçar a segurança em portos, aeroportos, estações ferroviárias e presídios.
A PF pretende instalar body scans nos principais aeroportos brasileiros como parte da estratégia de aperfeiçoamento da segurança do transporte aéreo e preparação do País para a realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário