segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Amanco faz exposição “Fabricando Arte” em Joinville

A Amanco, uma das líderes mundiais e líder absoluta na América Latina em tubos e conexões, inaugura na próxima terça-feira, dia 30 de novembro, às 14h, na Casa da Cultura, exposição de quadros do projeto Fabricando Arte, que teve como tema a água e contou com a participação de 100 estudantes de duas escolas públicas em situação de risco social de Joinville.

Na ocasião haverá também cerimônia de encerramento do projeto, com a presença de autoridades locais. Farão parte da exposição pinturas de alunos das escolas E.M. Prefeito Wilson Bender e E.M. Vereador Arinor Vogelsanger.

Os três primeiros lugares do júri nacional foram de estudantes de Suape: Amanda Carla da Silva Cavalcante (“O Mundo está secando”), Luana Maria da Silva (“Transporte vida”) e Ana Paula Andrade da Silva (“Ainda há esperança”), respectivamente. A estudante Monica Alves Efigenio, de 14 anos, que ficou na 23ª colocação na classificação geral, foi o destaque de Joinville, com a obra “Terra Marinha”.

O Projeto

Patrocinado pela Amanco e lançado em março, o Fabricando Arte é um projeto de inclusão social por meio da arte e da educação realizado em parceria com as secretarias municipais de educação nas três cidades em que a empresa tem fábrica – Joinville (SC), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Sumaré (SP) - e em São Paulo, onde está situada sua sede administrativa.

Crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 17 anos, participaram, duas vezes por semana durante dez meses e fora do horário regular, de aulas de técnicas de pintura (gravura/tela), história da arte e sobre temas transversais como ética, cidadania, desenvolvimento sustentável e aproveitamento de recursos naturais.

Em 2009, a Unicef realizou uma pesquisa para diagnosticar os problemas enfrentados pelas comunidades e quais são as áreas que mais precisam de investimentos para que se garanta o direito das crianças ao aprendizado. Os principais desafios encontrados foram a falta de oferta de vagas em creches e jardins de infância e a ausência de atividades complementares às aulas regulares.

"Com esta oportunidade para atividades socioculturais fora do horário de aula, o jovem carente recebe a chance de desenvolver aptidões artísticas e, também, fica longe das ruas e da ociosidade", afirma Luciana de Paula, coordenadora de Comunicação Corporativa da Amanco Brasil.

A temática “Água: Presente e Futuro” permeou todo o trabalho e foi inspiração artística para os alunos. A escolha do tema vai ao encontro do que ele representa para a Amanco, que, há muito tempo, adota ações operacionais e institucionais relacionadas à água.

O Fabricando Arte integra o programa Guardiões da Água, que tem por objetivo a sensibilização de diversos públicos no tocante à questão da água, com campanha de comunicação interna para estimular o voluntariado entre os colaboradores da empresa. Eles participam do projeto de arte-educação ministrando palestras sobre utilização responsável da água e carreiras profissionais e como contadores de histórias e ajudantes na organização das exposições das obras das crianças, entre outras atividades. Todo o material de suporte para professores, alunos e voluntários foi desenvolvido por pedagogos e professores e fornecido pela Amanco.

Nenhum comentário: