segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SAÚDE: Dia de alerta contra a Dengue

A Praça Nereu Ramos se transformou neste sábado (20) no grande espaço para alertar a população sobre o combate a Dengue em Joinville. Os agentes da Dengue aproveitaram para intensificar os cuidados e alertar que o Programa de Controle da Dengue monitora 1.857 armadinhas no município e já encontrou 71 focos do mosquito transmissor da doença.

A tarde de sábado teve muita orientação, apresentações culturais, sorteios de brindes, além de aferição de pressão arterial e massagens para o público. O laboratório móvel da dengue também foi instalado na praça. Pelo microscópio do laboratório é possível observar a larva do mosquito aumentada em 100 vezes. "Estamos em uma época de muito calor e chuvas. É um momento
crítico para o controle da Dengue. Precisamos orientar a população para evitar que guardem pneus velhos e mantenham água parada nos vasos e flores, por exemplo", explica Jeane Vieira, gerente da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde.

A equipe do Programa de Controle da Dengue é formada por 54 funcionários, sendo 43 servidores municipais e 11 funcionários da Funasa (Fundação Nacional da Saúde). Embora não tenha registrado nenhum caso de dengue em Joinville, o número de focos na cidade subiu de 43 em 2009 para 71 em 2010.

Nenhum comentário: