terça-feira, 2 de novembro de 2010

Darci e Nilson se livram de condenação

Na segunda-feira (1) o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) derrubou a condenação proferida pelo Juiz Sérgio Junkes aos deputados e Darci de Matos (DEM) e Nilson Gonçalves (PSDB) e por abuso de poder econômico, político e de autoridade nas eleições de 2008.

Com o resultado, os deputados se livraram da pena que previa a suspensão por três anos de seus direitos políticos. Reeleitos em outubro, Darci e Nilson corriam o risco de não serem diplomados, caso o TRE/SC mantivesse a condenação de primeira instância. O Ministério Público Eleitoral ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE.

O caso
Nas eleições municipais de 2008, gravações de escutas telefônicas e mensagens de celular foram divulgadas onde Darci pedia para Norival conseguir dinheiro com dois ou três fornecedores da Secretaria de Saúde para pagar uma suposta dívida de Nilson Gonçalves, de R$ 55 mil. Com isso, Nilson desistiria de se candidatar e o caminho de Darci e Norival, que pretendia entrar de vice na corrida eleitoral, ficaria livre entre os tucanos.

Conforme o MPE, no dia 5 de dezembro de 2007, Darci ligou para Norival Silva e disse que passaria uma mensagem deixando claro, inclusive, que o assunto somente poderia ser compartilhado entre os dois e o prefeito Marco Tebaldi (PSDB), imaginando que a mensagem não seria rastreada.

Gravações
A mensagem, do dia 07 de dezembro de 2007, que ambos achavam que não seria rastreada dizia: "O Dep Nilson deve 55 mil na prefeitura o Tebalde ajudou um pouco e parou esta meio chateado. O Dep falou comigo. É muito importante para o nosso projeto Debito ate dia 20.12. Talvez uns 2 ou 3 fornecedores da saúde. Resolvemos e depois informamos o Tebaldi".

Além disso, outra escuta, gravada pela polícia, no dia 12 de dezembro de 2007, mostra Darci dizendo ao ex-secretário que teria marcado um encontro com Nilson para fechar o acordo. "Vô senta com ele e. vô bate o martelo". Para a promotoria isto leva a crer que estaria equacionado o projeto político objetivado e a solução da dívida. Nesta ligação, Norival explicou que a pretensão do deputado foi atendida: "ta resolvido", sacramentou”. Já no dia 14 de dezembro, nova ligação entre Norival e Darci combina a forma de quitar o débito e que um tal de "Ricardo" estaria encarregado da solução da dívida.

Um comentário:

Léo Gonzales disse...

Muito estranho esta sentença ter sido dada numa segunda-feira, véspera de feriado.Achei que estes juizes do TRE, talvez tivessem emendado o feriadão, mas, como trabalharam, parabéns a eles.A pergunta que fica é: porque esta sentença foi proferida num dia em que o povão não está nem aí, ou seja,num dia completamente morto e ausente de tudo.Mais uma vez parabenizo os nobres juizes que trabalharam em plena véspera de feriadão.