sábado, 20 de novembro de 2010

Udesc realiza pesquisa sobre transporte por bicicleta em cinco cidades de SC

A Udesc inicia ainda em novembro pesquisa sobre transporte por bicicleta nas cidades de Joinville, Florianópolis, Laguna, Balneário Camboriú e Lages, financiada pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -. Para realizar o estudo, a universidade está contratando bolsistas para coleta de dados em campo, e no final receberão certificado emitido pela Udesc. As inscrições podem ser feitas no endereço http://2.gp/cstn ou http://pqbicisc.blogspot.com/2010/11/contratacao-de-bolsistas.html

Para participar da pesquisa o bolsista precisa ser estudante do ensino médio ou superior, ter 16 anos ou mais e residir na cidade da pesquisa. A coleta de dados envolve a contagem de todos os veículos que transitam em determinado ponto estabelecido e realização de 10 entrevistas com ciclistas e 10 com usuários de transporte coletivo.

O estudo é coordenado pela professora-doutora Ana Mirthes Hackemberg, da Udesc Joinville, e conta com auxílio de uma equipe de pesquisadores formada pelo professor-doutor Fernando Humel Lafratta, também da Udesc Joinville; professora Giselle Noceti Ammon Xavier. do Cefid - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - da Udesc, em Florianópolis, e André Geraldo Soares, da ViaCiclo - Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis - que tem parceria com a Udesc e que vai coordenar a pesquisa em Florianópolis.

O estudo, que deverá ficar pronto em 10 de dezembro de 2010, objetiva elaborar metodologias de análise das condições de tráfego ciclístico no meio urbano; de verificação da demanda reprimida pelo uso de bicicleta como meio de transporte; de análise dos hábitos e comportamentos das ciclistas no trânsito e elaborar um conjunto de recomendações para a instalação de equipamentos e infraestrutura para a mobilidade ciclística e de conteúdo de educação para a condução segura da bicicleta no trânsito.

Depois de pronta, a pesquisa será encaminhada ao CNPq e às prefeituras das cidades catarinenses pesquisadas. Mais informações pelos fones (48) 8425 4615/3337 1163

fonte: Leila P. Torres - Assessoria de Imprensa da Udesc-Joinvile

Nenhum comentário: