terça-feira, 16 de novembro de 2010

Professores da Udesc Joinville participam do projeto Rondon

Os professores Evandro Bittencourt e Valdésio Benevenutti do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UDESC Joinville irão participar do Projeto Rondon 2011.

Das cinco propostas enviadas pela Udesc apenas as duas elaboradas pelos dois professores e os 8 alunos integrantes de cada equipe foram selecionadas. Dois desses alunos selecioandos são do curso de Engenharia de Produção e Sistemas e outro da Engenharia Mecânica do CCT.

O professor Evandro Bittencourt vai para a cidade de Brejo Grande em Sergipe e o professor Valdésio para Xambioá em Tocantis. As operações do Projeto Rondon serão realizadas em Janeiro e inicio de fevereiro de 2011.

Operações

A chamada Operação Carajás, em Xambioá, no Tocantins, de 14 a 30 de janeiro, terá alunos dos cursos de Administração Pública; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção e Sistemas; e Zootecnia. Serão 31 ações, que foram traçadas após um estudo da região. “Vamos realizar oficinas de como divulgar o turismo na região, terá o Xambioá na Imprensa, no qual vamos ensinar lideranças a produzir notícias da cidade e enviar para os jornais do Tocantins. Outra oficina vai falar sobre a tecnologia do pescado, desde a pesca até a venda, e destaco ainda a oficina de separação de lixo, com o nome Misturado é lixo, separado é dinheiro”, comenta o professor da Udesc, Valdésio Benevenutti, que vai coordenar a Operação no
Tocantins.

Já a Operação Rio dos Siris, em Brejo Grande, no Sergipe, vai acontecer de 21 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011, terá a coordenação do professor da Udesc, Evandro Bittencourt, e vai envolver oito alunos de Administração Pública; Administração Empresarial; Engenharia Mecânica; e Arquitetura e Urbanismo da Udesc. “Eu já fui rondonista pela Udesc em 1984 e sei que o Projeto é bacana e os alunos vão aprender muito. A cidade de Brejo Grande tem um dos menores IDH do Brasil e, por isso, vamos fazer ações focadas em trabalho, na geração de renda”, explica o professor da Udesc, Evandro Bittencourt.

Os dois coordenadores dos projetos da Udesc, no Rondon, realizam de 7 a 13 de novembro, uma viagem precursora para as cidades Xambioá e Brejo Grande para levantar mais dados e acertar a operação com lideranças locais.

Rondon em Santa Catarina

A Udesc também confirmou a data para iniciar o Projeto Rondon em Santa Catarina. A chamada Operação Contestado, de 5 a 11 de dezembro, vai atingir 12 munícipios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “A Udesc sempre participa do Rondon, do Ministério da Defesa, e agora decidiu fazer o Rondon em Santa Catarina. Vamos começar pelo Meio-Oeste com cidades indicadas pelas Secretarias de Desenvolvimento Regional de Caçador, Joaçaba e Videira”, finaliza o responsável pelo Projeto Rondon a
Udesc, Alfredo Balduíno.

Fonte: Leila Patrícia Torres - assessoria de imprensa Udesc

Nenhum comentário: