O acidente de trânsito é a principal causa de óbito acidental de crianças em Santa Catarina. O dado faz parte do estudo encomendado pela ONG Criança Segura, que analisou a taxa de mortalidade infantil do Brasil e mostrou que os maiores responsáveis pelas mortes acidentais de crianças são o trânsito e o afogamento. Os números do Ministério da Saúde são de 2007, período mais atual disponibilizado pelo banco de dados.
De acordo com a pesquisa, 5.324 crianças (de 0 a 14 anos) do Brasil morreram em 2007 vítimas de trânsito, afogamentos, sufocações, queimaduras, intoxicações, acidentes com armas de fogo, entre outros.
Na região Sul (RS, PR e SC), o resultado é semelhante ao número nacional e o trânsito faz centenas de vítimas crianças. Já afogamento e sufocação aparecem em segundo no ranking como principais causas de óbito infantil.
Em Santa Catarina, dos 189 óbitos registrados em 2007, 53% foi por acidente de trânsito. Afogamento está em segundo com 17,5%. Já queimadura e sufocação tiveram uma média de 11% cada.
Apenas nos estados da região Norte do país (Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá) a principal causa de morte acidental de criança é afogamento e não o trânsito.
Taxa de mortalidade
No Brasil, a taxa de mortalidade de pequenos por acidente foi de 10,6 (por cem mil habitantes). Em Santa Catarina esse número é maior: 12,9.
As cindo unidades que apresentaram as maiores taxas foram: Tocantins (21,9); Roraima (20,2); Mato Grosso (16,3); Amapá (15,5) e Mato Grosso do Sul (15,0). Os cinco estados que apresentaram a menor taxa foram: São Paulo (8,1); Rio Grande do Norte (8,8); Bahia (9,0); Minas Gerais (9,4) e Ceará (9,7).
Ainda de acordo com a pesquisa da ONG Criança Segura, das 5.324 mil crianças que morreram em 2007 vítimas de algum tipo de acidente, 2.134 foram no trânsito, sendo que 44% corresponderam aos atropelamentos, 28% aos acidentes com a criança na condição de passageira do veículo, 6% na condição de ciclista e os 22% restantes corresponderam a outros tipos de acidentes de trânsito. Já os afogamentos fizeram 1.382 vítimas infantis em 2007. A maior parte destes acidentes acontece em águas abertas, como mares e rios. E outras 701 morreram por sufocação,
Sufocação é principal causa de morte de crianças até um ano
No Brasil, em 2007, de 5.324 mil óbitos (crianças até 14 anos), 701 foram causados por acidentes de sufocação, segundo pesquisa da ONG Criança Segura. Mas o que assusta é que essa é a principal morte de criança até um ano de idade.
Em Joinville
Em Joinville, segundo o Corpo de Bombeiros, os números são semelhantes ao do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário