domingo, 14 de novembro de 2010

Aulas de direito e cidadania

Mudar a realidade da sociedade aproximando o adolescente às leis e proporcionando noções de cidadania é o objetivo do projeto “OAB vai à Escola”, criado pela OAB Joinville. A partir do dia 16 de novembro, jovens terão mais do que matérias cotidianas do ensino médio ou de cursos profissionalizantes, como matemática e português. Advogados, professores e acadêmicos de Direito serão palestrantes e mostrarão um conteúdo que não é muito comum na realidade dos alunos: leis.

“O principal ponto do nosso projeto é a mudança de valores. Criar cidadãos. O foco é o ensino médio porque é aquele público que vai para a vida adulta, para o mercado de trabalho. Podemos diminuir a grande maioria dos conflitos ensinando sobre leis na adolescência”, destaca a presidenta da Comissão responsável pelo projeto, a advogada Yolanda Robert.

A primeira escola que vai contar com palestras da OAB é a Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas). No entanto, Yolanda adianta que já existe uma fila de instituições interessadas para o próximo ano. Além disso, o programa espera atuar nas cidades da região: Garuva e Itapoá.

A Cartilha da Cidadania será entregue para os alunos e será um material de apoio nas palestras. Com uma linguagem simples e didática, a caderneta apresenta noções de ética, cidadania, direitos e deveres do cidadão.

“Nenhuma sociedade pode ser considerada democrática sem a participação ativa de seus membros no exercício da cidadania, bem como na busca do respeito aos seus direitos. Portanto, não basta a existência da Constituição e das leis de cunho social. É preciso que sejam conhecidas e acionadas, para sua necessária efetivação”, enfatiza o presidente da OAB Joinville, Miguel Teixeira Filho.

Nenhum comentário: