sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Cidadã Catarinense: Senadora Ideli receberá o título nessa segunda-feira


Ideli é a única personalidade de Santa Catarina que consta da lista dos 100 brasileiros mais influentes de 2008. A lista é publicada todos os anos pela Revista Istoé e inclui políticos, empresários, artistas e desportistas.(Foto: Divulgação)

Windson Prado
(Com agências)

A Assembléia Legislativa de Santa Catarina deve entregar nessa segunda-feira (4) à senadora Ideli Salvatti (PT) o título de Cidadã Catarinense. A sessão solene está marcada para as 19h30 no plenário da casa.

A homenagem foi proposta em 2006 pelo ex-deputado estadual Paulo Eccel (PT), tendo em vista os trabalho prestados a população do estado de Santa Catarina. Ideli é paulista mas veio morar em Santa Catarina desde o final dos anos 70, na cidade de Joinville. Em dezembro de 1987, mudou-se para Florianópolis, onde mora até hoje. “Tenho muito orgulho de receber o título de cidadã catarinense, porque é realmente assim que me sinto: uma catarinense”, diz Ideli, e completa: “É para que Santa Catarina se torne um lugar cada vez melhor, para os que nasceram aqui ou que escolheram esta terra para viver, que eu pauto minha atuação política, tanto na época que eu era deputada estadual quando nestes seis anos como senadora”.

Ideli na política

1980 – Fundou o Partido dos Trabalhadores em Joinville e no Estado de Santa Catarina.
1994 – Eleita pela primeira vez para o mandato de deputada estadual. Foi reeleita em 1998.
2002 – Foi eleita senadora, com 1.054.304 votos. É a primeira mulher eleita senadora por Santa Catarina.
2004 – Foi escolhida líder da bancada do PT e do bloco de apoio ao governo Lula no Senado – função que ocupou também em 2006, 2007 e novamente em 2008.
2005 – teve seu primeiro projeto transformado em Lei. Trata-se da chamada Lei do Parto, que garante às gestantes o direito a escolher um acompanhante para a hora do parto.

Nenhum comentário: